Trabalho Fetichismo e Frotteurismo

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
Frotteurismo
A palavra frotteurismo é derivada de frottage, que vem do francês frotter, que significa friccionar. Na literatura se encontra a palavra toucheurismo, vindo do inglês touch que significa tocar.
O Frotteurismo é uma parafilia listada no Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-IV) com o código 302.89, considerada algo que consiste em fantasias, anseios sexuaisou comportamentos repetitivos, intensos e sexualmente excitantes envolvendo objetos não humanos ou situações incomuns. Tendo sua origem na infância, devido a qualquer situação decorrente de abuso sexual ou de uma educação repressora. Para tratar uma pessoa com esse tipo de parafilia, primeiramente, essa pessoa precisa se dar conta que precisa de ajuda.
Geralmente, a parafilia se inicia naadolescência. A maior parte dos atos deste transtorno ocorre quando a pessoa está entre 15 e 25 anos de idade, após o que se observa um declínio gradual em sua freqüência. A tendência é o transtorno se atenuar depois dos 40 anos.
O frotteurismo se caracteriza pelo comportamento predominantemente de homens – heterossexuais ou homossexuais - que para obter prazer sexual necessitam tocar e esfregarseus genitais em outra pessoa vestida, sem o seu consentimento, excitando-se e masturbando-se nessa mesma ocasião. Isso ocorre em locais públicos concentrados, por possibilitar um contato mais próximo com a vítima, facilitar a fuga do indivíduo ou dificultar seu reconhecimento, como por exemplo, show ao ar livre, transporte coletivo (ônibus, trem e metrô) e comício – por um período de no mínimo seismeses A ocorrência em mulheres é rara.
Esse comportamento causa sofrimento clinicamente significativo, pois é algo que envolve a perda de controle do individuo sobre si. Há um prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O frotteurista pode ter esse comportamento nas formas leve, moderada e grave. Na forma leve, a pessoa apresenta otranstorno, mas consegue manter uma relação sexual ou mesmo se ligar afetivamente. Na forma moderada, muito raramente mantém uma relação sexual preferindo se esfregar na vítima. Por último na forma grave, onde toda sua sexualidade é direcionada para prática do Frotteurismo. Na forma moderada ocorre o prejuízo social, já na forma grave o prejuízo é intenso, há um acentuado comprometimento com suasatividades sociais e ocupacionais e na área afetiva há um sofrimento intenso.
São pessoas muito resistentes à mudança de comportamento, por isso as dificuldades nos tratamentos, que requerem medicamentos para alívio da ansiedade, e psicoterapia, baseada na abordagem cognitivo-comportamental, que visa o recondicionamento de um comportamento sexual saudável, que não traga sofrimento à pessoa.Fragmentos do depoimento de um frotteurista
“ É com muita timidez que me dirijo ao senhor e faço esse tipo de pergunta, pois é algo infinitamente inquietante dentro de mim e que me faz sentir atormentado há muitos anos. Sou advogado, tenho 35 anos, casado ... e não possuo dificuldade alguma em conseguir atrair mulheres para relacionamentos. Mas, o que me deixa intrigado é algo definitivamente mais forteque eu e que me faz tomar atitudes absurdas ... o fato é que eu tenho vontade incontrolável de ficar em aglomerações, tipo ônibus cheios, trens, metrôs, etc. Me coloco sempre atrás de uma mulher, sentindo um prazer enorme em me esfregar nela. Já tentei mentalizar para eu definitivamente acabar com essa minha atitude ridícula, pois como já disse anteriormente, não tenho dificuldades em arrumarmulheres, e ao mesmo tempo tenho simplesmente pavor de contar isso para alguém. Por favor, me ajude, me dê um caminho a seguir para que eu nunca mais faça isso, pois depois me sinto péssimo, feio, horroroso, nojento! De uns tempos para cá, também, peguei a estranha mania de me masturbar olhando mulheres bonitas, mesmo no meio de pessoas, de forma discreta. Me sinto péssimo com tudo isso, mas não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mais valia, alienação do trabalho fetichismo
  • Sobre a categoria trabalho, reificação e fetichismo em Marx
  • Fetichismo
  • Fetichismo
  • fetichismo
  • Fetichismo
  • Fetichismo o que é
  • Fetichismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!