Trabalho feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Trabalho feminino no Brasil
Para Nogueira (2004), a participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil, se deu entre 1920 e 1980, acompanhando os processos de industrialização e deurbanização da sociedade brasileira. Grande percentual delas ocupavam posições não qualificadas e condições de trabalho precárias, eram mal remuneradas e sem proteção social. Elas ocupavam posiçõestradicionalmente femininas, como trabalho doméstico, atuavam no magistério,no comércio,telefonia, enfermagem, cabeleiras, lavadeiras entre outros.
A autora destaca, que foi somente a partir de 1990, que começam aser observadas mudanças no emprego de mão de obra feminina, essas mudanças são entendidas como processo de transformação do capitalismo, a globalização e reestruturação produtiva. O crescimento dotrabalho feminino no Brasil, tem sido denominado a feminização do trabalho.
Bruschini, Lombardi apud Nogueira ( 2004),nos trás que em 1980, enquanto as atividades masculinas se mantiveram no mesmopatamar, as da mulheres se ampliaram significativamente, essa evolução se efetivou também no universo industrial. Alguns espaços tem predominância do trabalho feminino, entre os anos de 1985 e 1997, comoa indústria têxtil, decalcados. Outros setores como o farmacêutico, cosmético, plástico e setores químicos absorvem a segunda concentração do trabalho feminino.
A autora prossegue dizendo que apesardo espaço conquistado pelas mulheres nomercado de trabalho,seja um enorme passo para sua emancipação,o mesmo não acontece com sua remuneração.Em 1995 homens e mulheres, nos mesmos setores deatividades,tinham salários diferentes.Essa desigualdade salarial,precariza não so o mundo de trabalho como a mulher trabalhadora, acentuando as desigualdades de gênero.
Uma outra questão diz referente áprecarização no mundo de trabalho, é a soma á questão de gênero a dimensão de raça/cor. Ela nos trás que :
[...]em primeiro lugar a situação desfavorável dos trabalhadores da raça negra no mercado...
tracking img