Trabalho feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE IV – FUNDAMENTOS DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS – CINEMÁTICA 1 Introdução

A Física é uma ciência que procura entender e explicar os fenômenos naturais que nos cercam, especialmente no que concerne às propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis),que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. Como ciência, a Física faz uso do método científico e baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos. Achar que o estudo da Física não é importante é o mesmo que nos trancar num quarto fechado e escuro e não querer saber de nada. A Mecânica é uma das áreas daFísica mais utilizadas pela Engenharia. A ESTÁTICA, que estudamos anteriormente, é a parte da Mecânica que estuda o fluido em repouso, estático, sem movimento. A CINEMÀTICA é a parte da Mecânica que estuda o escoamento dos fluidos sem se preocupar com as suas causas. Na DINÂMICA, são estudadas as causas dos movimentos dos fluidos.

2

Mecânica dos Fluidos

2.1. Definição: é a ciência queestuda o comportamento físico dos fluidos e as leis que regem tal comportamento. Estudo do comportamento dos fluidos em repouso (Estática) e em movimento (Cinemática e Dinâmica). 2.2. Objetivo: conhecer, compreender e analisar qualquer sistema no qual um fluido é o meio produtor de trabalho. 2.3. Aplicação: máquinas de fluxo (bombas, ventiladores, compressores e turbinas), aeronaves, automóveis,submarinos, sistemas de aquecimento e ventilação de residências, edifícios comerciais, sistemas de tubulações, corpos flutuantes, medicina, etc. Veja definição de “Fluidos” e “Hipótese do Contínuo” na apostila “2 Propriedades Fisicas Dos Fluidos 2011 2”. 2.4. Princípio da Aderência: “Os pontos de um fluido em contato com uma superfície sólida possuem a mesma velocidade dos pontos desta com os quaisestão em contato; não há deslizamento naquelas fronteiras”. (fig.1)
1

Figura 1 – O Perfil de Velocidade Linear no Líquido entre Placas Paralelas Infinitas.

2.5. Fluidos compressíveis e incompressíveis: O conceito de fluido incompressível é uma idealização para uso nos problemas com fluidos estáticos, pois a compressibilidade de um fluido depende do módulo de compressibilidade volumétricoβvol, portanto, um fluido é mais ou menos compressível dependendo do valor de βvol, nunca é incompressível. É também muito usual o conceito de escoamento incompressível, isto é, um escoamento de fluido no qual a massa específica tem variação desprezível devido às pequenas variações na pressão envolvida. Assim, um escoamento de ar (que é um fluido nitidamente compressível) pode ser consideradoincompressível se as variações de pressão são baixas; isto, geralmente, ocorre nos escoamentos com velocidades inferiores a 1/3 da velocidade do som. Sempre que se tratar de um escoamento incompressível, ou, idealmente, de um sistema com fluido incompressível, a massa específica será considerada constante. Nos problemas de Engenharia todos os líquidos são considerados incompressíveis, exceto quandoenvolvidos em sistemas com grande variação da pressão. De forma geral, nos problemas de Engenharia, os gases e vapores são considerados fluidos compressíveis, isto é, sua massa específica sofre grande influência da pressão envolvida no ambiente de trabalho. A equação dos gases perfeitos é uma forma bastante simples de relacionar o volume de um gás a variáveis como temperatura e pressão. No entanto,também permite cálculos muito precisos quando se utilizam gases reais em condições afastadas dos pontos de evaporação/condensação, isto é, gases superaquecidos. Por meio da hipótese de gás perfeito, a teoria cinética dos gases permite estabelecer uma Constante Universal dos Gases R, que, no SI, apresenta o seguinte valor: R = 8,314510 N.m/mol.K

2

A equação dos gases perfeitos é uma relação...
tracking img