Trabalho feito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO: A INFORMAÇÃO COMO ATIVO EMPRESARIAL
TÍTULO:
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ALIADA A GESTÃO

OBJETIVO:
A intensa busca por dados registros informações e sistemas no meio empresarial sustenta-se em regras básicas de segurança que, quando tratadas tornam-se ferramentas para o enfrentamento de uma realidade onde mais do que nunca a informação é poder. E elucidar sobre a Informação,insumo da geração de novos conhecimentos de mercados, processos e produtos.

justificativa:
Saliento que a necessidade de oferecer informações seguras ou seja "dados tratados" aos tomadores de decisão, através da revisão de literatura, evidencia-se a relevância destas informações no ambiente empresarial. E Configura-se a informação atualmente como o recurso produtivo imprescindível na novaeconomia, em que o domínio e a correta utilização da informação permitem decisões mais acertadas e ações mais produtivas na sociedade do conhecimento.
INTRODUÇÃO:
A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante para os negócios, tem um valor para a organização conseqüentemente, necessita ser adequadamente protegido.
Nem toda informação é crucial ou essencial a ponto de merecercuidados especiais. Por outro lado, uma determinada informação pode ser tão vital que o custo de sua integridade, qualquer que seja ainda será menor que o custo de não dispor dela adequadamente.
Os ativos de informação são aqueles mecanismos que usamos para armazenar, transmitir e processar informações (Ex.: pedaço de papel, computadores, redes, discos rígidos, banco de dados, fitas etc..).
Ainformação é, então, o componente central do patrimônio intelectual tanto dos indivíduos, pelas suas competências e habilidades, como das empresas, pelo domínio e conhecimento formados por pesquisas e desenvolvimentos promovidos pelo aprendizado permanente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A informação é uma ferramenta extremamente importante para o sucesso empresarial, mas não deve apenas se restringir aoatendimento das determinações legais, pois, mais que a legalidade, a informação deve contribuir decisivamente para a tomada de decisão pelos gestores da empresa.
Neste sentido, pode-se observar que a auditoria de TI deve estar inserida na rotina de processos de qualquer empresa que busca tomar decisões baseando-se em relatórios gerados a partir de um sistema informatizado. No entanto, nota-se que oelo mais fraco de um processo de segurança é a pessoa (ou grupos de pessoas), que por sua vez, é a responsável por garantir a fidelidade da informação. Assim, a melhor forma de garantir a segurança da informação estratégica é atuar junto às pessoas que de alguma forma manipulam a informação com políticas de treinamento, prevenção e auditoria dos processos relacionados.
Enfim, as práticas daSegurança da Informação garantem que a informação certa, esteja disponível na hora certa, para que os responsáveis possam tomar a decisão estrategicamente adequada em tempo hábil.
A informação é, então, o componente central do patrimônio intelectual tanto dos indivíduos, pelas suas competências e habilidades, como das empresas, pelo domínio e conhecimento formados por pesquisas e desenvolvimentospromovidos pelo aprendizado permanente.

REFERÊNCIAS:
ANTONIALLI, L.M. (1996). Tecnologia da informação e estratégia de uma cooperativa de cafeicultores: o caso Cooxupé. In: MARCOVITCH, J. Tecnologia de Informação e Estratégia Empresarial. São Paulo: FEA/USP. cap.3, p.13-24.
MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. (1994). Gerenciamento estratégico da
informação. Rio de Janeiro: Campus.
NBR ISO/IEC 17799. 2003.Tecnologia da Informação. Código de Prática para Gestão da Segurança da Informação. Associação Brasileira de Normas Técnic

Desenvolvimento –
A informação é caracterizada por duas propriedades que a diferenciam dos demais recursos produtivos: a rápida pericibilidade e a fácil replicabilidade.
A perecibilidade da informação merece uma atenção especial, pois é definida pela degradação de seu...
tracking img