Trabalho feito com garridações, cuidado.

1247 palavras 5 páginas
1. O que são supercomputadores? Como eles funcionam? Quais são os 3 supercomputadores mais rápidos e como se mede o desempenho? O que isto tem a ver com processamento distribuído?

Os supercomputadores são máquinas de grande capacidade de processamento, armazenar dados e grande aptidão de memória e são utilizados na necessidade de solucionar problemas matemáticos parecidos com a vida real e solucionar projetos científicos, aerodinâmica medicina, meteorologia, militares, atômica e nuclear.

Os primeiros Supercomputadores foram criados na década de 60 por Seymour Cray, ele fundou primeira empresa a Cray Research em 70 e ficou no mercado durante 25 anos. Eles são basicamente utilizados para fazer cálculos complicados, resolver problemas caracterizados por: Necessidade de precisão numérica, simulação de campos contínuos, e tarefas que exija um tempo de processamento maior para uma máquina com um simples processador.

O supercomputador é feito da mesma forma que um computador doméstico só que eles possuem milhares de nós que trabalham juntos, também utilizam milhares de Hds trabalhando juntos ao contrário de um PC comum. Os supercomputadores são separados em muitos nós, cada nó dentro dele possui quatro processadores, memória RAM e cache. Esses nós são interligados através de uma rede para eles trabalharem juntos assim aumentará bem a capacidade de processamento de dados, usando essa arquitetura a velocidade aumentará milhares de vezes que de um computador comum.

Os três supercomputadores mais rápidos do mundo são:

1° - Tianhe-2
2° - Titan
3° - Sequoia

O Tianhe 2 possui uma velocidade de 33,8 petaflops por segundo de 1.024.000 GB e é fabricada pela NUDT.
O Titan possui um processador de 560 mil núcleos, a memória é de 710.144 GB e foi fabricado pela Cray Inc.
O Sequoia possui 1,5 milhão de núcleos, velocidade de mais de 17 petaflops por segundo e memória de 1.572.846 GB e é fabricado pela IBM.

Para medir a capacidade de um Supercomputador

Relacionados