Trabalho fatec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE TÉCNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS




















CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO


















GARÇA
2010
CURSO DE TÉCNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS




















CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO
Tiago Landim e Cristian Murata

















GARÇA
2010




SumárioParadigma de Programação 5
1.1 Paradigma imperativo 5
1.2 Paradigma declarativo 5
1.3 Paradigma funcional 5
1.4 Paradigma orientado a objetos 6
Programação Orientada a Eventos 7
Programação Orientada a Eventos é uma linguagem que a codificação será baseada em eventos (cliques de mouse, carregamento de formulário, entre uma infinidade de eventos). 7
Tratamento deEventos 7
Caixa de Texto 7
Caixa de Diálogo 8
Criação e uso de Variáveis 8






Paradigma de Programação


Um paradigma de programação fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estrutura e execução do programa.
Os paradigmas de programação são muitas vezes diferenciados pelas técnicas de programação que proíbem ou permitem. Por exemplo, a programação estruturada nãopermite o uso de goto. Esse é um dos motivos pelo qual novos paradigmas são considerados mais rígidos que estilos tradicionais. Apesar disso, evitar certos tipos de técnicas pode facilitar a prova de conceitos de um sistema, podendo até mesmo facilitar o desenvolvimento de algoritmos.
Um paradigma se define na forma como um programador lida com um certo problema. Muitos pensam que as linguagensde programação surgiram em uma escala linear, ou seja, que na primeira geração delas o homem se adaptava às máquinas e, depois de várias outras gerações, as linguagens evoluíram umas das outras e capacitaram as máquinas a fazer as necessidades humanas. Na verdade, as linguagens surgiram em diferentes trajetórias, cada uma seguindo um determinado paradigma. Além disso, não é verdadeira a proposiçãoque diz que uma linguagem qualquer é, sem exceção, a evolução da linguagem anterior (historicamente).
As linguagens existentes hoje foram se adaptando a uma única forma de programação e às linguagens inseridas no mesmo paradigma. Dentre esses paradigmas, vou conceituar quatro, que são considerados os principais: paradigma imperativo, declarativo, funcional e orientado a objetos.

1.1 Paradigmaimperativo

“Primeiro faça isso e depois faça aquilo.”
A frase acima resume o paradigma imperativo, também conhecido como paradigma procedural. O problema é analisado até que se encontre uma solução. Basicamente, é uma seqüência de comandos que o computador executará, passo-a-passo, modificando dados e variáveis a fim de chegar ao resultado esperado. Algol, Basic, C e Pascal são algumas daslinguagens de programação que seguem esse paradigma.

1.2 Paradigma declarativo

“Qual é o problema?”
O paradigma declarativo caracteriza-se pelo método preciso de descrever um problema, sem se preocupar com qual algoritmo será utilizado para resolvê-lo. A idéia é criar um algoritmo “universal”, capaz de solucionar qualquer problema. O problema se adapta a esse algoritmo, e não o contrário. Ébaseado em axiomas (verdades universais) e regras de inferência. Prolog é uma linguagem lógica que ilustra essa definição.

1.3 Paradigma funcional
Subdividir o problema em outras funções e resolver cada uma separadamente, pois os resultados 4. Paradigma orientado a objetos
Um conjunto de classes faz a interação entre objetos e, com a troca de mensagens entre eles, forma-se o software como umtodo.
Praticamente tudo é objeto, cada qual com estrutura e comportamento próprios. Esses objetos são classificados em classes e comunicam entre si. Cada uma dessas representa um determinado fenômeno e seus objetos são organizados hierarquicamente. O conjunto de classes faz a interação entre objetos e a troca de mensagens entre eles forma o software como um todo.
[pic]
Exemplo simples de...
tracking img