Trabalho facu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TURMA:
DISCIPLINA:
DOCENTE:
DISCENTES:

1) Leia o texto abaixo e responda as perguntas.

Crise terminal do capitalismo?
Leonardo Boff

Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adaptar-se a qualquer circunstância. Estou consciente de que são poucos que representam esta tese.No entanto, duas razões me levam a esta interpretação.

A primeira é a seguinte: a crise é terminal porque todos nós, mas particularmente, o capitalismo, encostamos nos limites da Terra. Ocupamos, depredando, todo o planeta, desfazendo seu sutil equilíbrio e exaurindo excessivamente seus bens e serviços a ponto de ele não conseguir, sozinho, repor o que lhes foi sequestrado. Já nos meados doséculo XIX, Karl Marx escreveu profeticamente que a tendência do capital ia na direção de destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho. É o que está ocorrendo. (...)

Milhões nunca mais vão ingressar no mundo do trabalho, sequer no exército de reserva. O trabalho, da dependência do capital, passou à prescindência. Na Espanha o desemprego atinge 20% no geral e 40% eentre os jovens. Em Portugal, 12% nos pais, e 30% entre os jovens. Isso significa grave crise social, assolando neste momento a Grécia. Sacrifica-se toda uma sociedade em nome de uma economia, feita não para atender as demandas humanas mas para pagar a dívida com bancos e com o sistema financeiro. Marx tem razão: o trabalho explorado já não é mais fonte de riqueza. É a máquina.

A segunda razãoestá ligada à crise humanitária que o capitalismo está gerando. Antes se restringia aos países periféricos. Hoje é global e atingiu os países centrais. Não se pode resolver a questão econômica desmontando a sociedade. As vítimas, entrelaçadas por novas avenidas de comunicação, resistem, se rebelam e ameaçam a ordem vigente. Mais e mais pessoas, especialmente jovens, não estão aceitando a lógicaperversa da economia política capitalista: a ditadura das finanças que via mercado submete os Estados aos seus interesses e o rentitentismo dos capitais especulativos que circulam de bolsas em bolsas, auferindo ganhos sem produzir absolutamente nada a não ser mais dinheiro para seus rentistas. (...)

Ao agravar-se a crise, crescerão as multidões, pelo mundo afora, que não aguentam mais asconsequências da super-exploracão de suas vidas e da vida da Terra e se rebelam contra este sistema econômico que faz o que bem entende e que agora agoniza, não por envelhecimento, mas por força do veneno e das contradições que criou, castigando a Mãe Terra e penalizando a vida de seus filhos e filhas.


In: http://www.chicoalencar.com.br/portal/artigos_do.php?codigo=923 (acesso – 18/03/2013).

A)Identifique a tese central defendida pelo autor ao longo do texto.






B) Explicitando passagens do texto, cite pelo menos duas estratégias argumentativas utilizadas pelo autor na defesa de sua tese.








2) Texto
[pic]

Diga qual método argumentativo Mafalda utiliza para responder a pergunta que lhe é feita. Em seguida, assinale qual alternativa define corretamente o referidométodo.
( A ) Raciocínio que parte de um caso particular e tira daí uma regra geral.
( B ) Raciocínio que utiliza elementos de um domínio conhecido para chegar à compreensão de elementos de um domínio desconhecido.
( C ) Raciocínio que parte de uma afirmação geral tida como verdadeira, aplicando-a a um caso particular.
(D ) Raciocínio que admite o princípio da confrontação de duas teses opostas,retirando daí a síntese.

3) (UFG-GO) Leia o texto de Paul Horowitz, físico da Universidade de Harvard.

Existe vida inteligente fora da terra? “No Universo? Garantido. Na nossa galáxia? Extremamente provável. Por que não encontramos aliens ainda? Talvez nossos equipamentos não tenham sensibilidade suficiente. Ou não sintonizamos o sinal de rádio correto”.
SUPERINTERESSANTE. São Paulo:...
tracking img