Trabalho ext4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tratará sobre sistemas de arquivos que, segundo Silberschatz (2004), o mesmo consiste em duas partes distintas: uma coleção de arquivos, cada um armazenando dados relacionados, e uma estrutura de diretório, que organiza e fornece informações sobre todos os arquivos no sistema. Ainda de acordo com Silberschatz (2004) Alguns sistemas de arquivos possuem uma terceira parte,as partições, usadas para separar grandes coleções de diretórios física e logicamente. A pesquisa focará no sistema de arquivos da família ext (ext2, ext3 e ext4) do sistema operacional Linux, onde serão relatadas funcionalidades, peculiaridades, vantagens e desvantagens de cada um.

1. SISTEMA DE ARQUIVOS (FILE SYSTEM)
A forma que os sistemas operacionais (S.O) estruturam e organizaminformações é através de implementações de arquivos. Os arquivos são gerenciados pelo S.O de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo. A parte do sistema responsável por essa gerência é denominada sistema de arquivos. O sistema de arquivos é a camada mais visível de um S.O, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüente realizadas pelo usuário final, devendo sempre ocorrer demaneira uniforme independente dos diferentes dispositivos de armazenamento. De acordo com Berenger e Maia (2002)
1.1 Sistemas Operacionais e seus Sistemas de Arquivos
O MBR (Master Boot Record) é um arquivo de dados interligado com a BIOS cuja importância é o reconhecimento do sistema de arquivos, como também na inicialização do sistema operacional.
Os S.Os Apple Macintosh utilizam os seguintessistemas de arquivos: HFS e HFS+. Já os S.Os IBM (AIX, OS/2) utilizam JFS (AIX Version 3.1 ou superior, OS/2 Warp) e HPFS - High Performance File System. O sistema operacional mais utilizado no mundo, o Windows, utiliza os seguintes sistemas de arquivos:
* FAT 12 - Microsoft BASIC Disk - MSDOS 4.0
* FAT 16 ou FAT - DOS 4.0 ou superior / Windows 1.X ou superior (1.x, 2.x, 3.x, 95, 98, ME,2000, XP)
* FAT 32 - MS-DOS 7.1 e 8.0 / Windows 95 (versão OSR2!), ou superior (95 OSR2, 98, ME, NT, 2000, XP)
* ExFAT - FAT Estendido, também conhecido como FAT64, Windows XP ou superior ( Vista, 7)
* NTFS - Windows NT ou superior (NT, 2000, XP, 2003 Server, 2008 Server)
E finalmente, os sistemas UNIX (FreeBSD, OpenBSD, Linux e Solaris) utilizam os seguintes sistemas de arquivos: UFS,SWAP, Reiser, HPFS, JFS, XFS, Ext, Ext2, Ext3 e Ext4, cujo este último é objeto desta pesquisa.
2. SISTEMA DE ARQUIVOS ESTENDIDO (EXTFS – EXTEND FILE SYSTEM)
2.1 Ext
O sistema de arquivos de disco padrão usado pelo Linux é denominado extfs, por motivos históricos. O Linux foi programado originalmente com um sistema de arquivos compatível com o Minix (Sistema Operacional criado por AndrewTanenbaum), para facilitar a troca de dados com o mesmo, mas esse sistema de arquivos ficou bastante restringido pelos limites de 14 caracteres para os nomes de arquivos e o tamanho máximo do sistema de arquivos de 64 MB. O sistema de arquivo do Minix foi então substituído por um novo sistema de arquivos, denominado Sistema de Arquivos estendido (extfs – Extend File System). Uma modificação de projetoposterior sobre esse sistema de arquivos, para melhorar o desempenho e a escalabilidade, e acrescentar alguns recursos que faltavam, levou ao segundo sistema de arquivos estendido (ext2fs).
2.2 Ext2
O Ext2 (Second Extended file system) é um sistema de arquivos para dispositivos de blocos (disco rígido, disquete, pen drive). Foi desenvolvido para o Linux por Rémy Card para substituir o Ext, quetambém havia sido criado por Rémy Card.
O Ext2 foi projetado e implementado para corrigir as deficiências do Ext e prover um sistema que respeitasse a semântica UNIX. A influência do UNIX pode ser vista, por exemplo, na utilização de grupos de blocos, que são análogos aos grupos de cilindros utilizados pelo FFS, segundo Silberschatz (2004). A versão original do FFS originou o que é hoje...
tracking img