Trabalho experimental com a caixa de skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo geral do experimento é fazer com que o rato associe o som da alavanca do bebedouro com a presença de água. Assim, o som do bebedouro torna-se estímulo discriminativo para a resposta de tomar água, e o rato aprende a baixar a barra para saciar-se. Em última análise, o experimento visa comprovar a prática relacionada à teoria aprendida em sala de aula.
INTRODUÇÃO

Nadisciplina de Psicologia Experimental passamos por vários momentos de aprendizagem, onde diversos autores foram estudados pelos alunos até chegarmos à parte prática do experimento – a caixa de Skinner. Realizou-se o experimento de aprendizagem do rato no laboratório, utilizando-se a observação sistemática.
Os treinos foram estabelecidos em três etapas: o treino ao bebedouro, a modelagem e asaciação. Estas três etapas puderam mostrar as variações de condicionamento no comportamento do animal e assim associá-los aos autores e seus conceitos.
Também foram abordados assuntos relacionados com a ética na pesquisa utilizando animais.
DESENVOLVIMENTO

MATERIAIS PARA O EXPERIMENTO

Para realizarmos a análise experimental do comportamento utilizamos:
Animal: Rato fêmea - C4
Caixa de SkinnerFilmadora para coleta de dados
Cronômetro
Computador para análise de dados

REGISTRO DOS DADOS

Durante todo o experimento e todas as etapas, os dados de observação do comportamento do rato e a cronometragem do tempo foram medidos pela filmadora e o cronômetro do celular. Os dados foram posteriormente analisados pela dupla.

TREINO AO BEBEDOURO

Objetivos da etapa do experimentoEstabelecer ao rato a exploração do ambiente da caixa de Skinner;
Associar ao rato o barulho da alavanca com o recebimento de gota de água;
Fazer com que o rato se aproxime do bebedouro ao ouvir o som da alavanca para beber a gota de água, e repetir o feito por pelo menos vinte vezes;

Comportamentos eliciados pelo rato

Coçou a cabeça, focinho e limpou seu corpo. Farejou o ambiente pormuitas vezes, inclusive a alavanca. Ficou em pé para conhecer todo o espaço e caminhou pela caixa. Apoiou-se nas paredes, mexeu na maçaneta da porta e mordeu os parafusos. Em volta do bebedouro, também ficou mordendo. Levou susto por diversas vezes com o barulho da alavanca.

Relação entre passagem do tempo e comportamentos emitidos pelo rato

Do inicio do treino até os 2min20s o rato fêmea foicurioso, cheirou e explorou a gaiola até beber a água.
2min30s até 3min32s ficou cheirando e mordendo o rabo até encontrar a nova gota da água.
3min44s até 7min09s ficou paralisado na gaiola pois se assustou com o estalo do reforço.
07min09s até 09min21s ficou caminhando pela gaiola.
09min21s quando bebeu a gota da água até os 11min21s reforçamos e ele bebia a água no mesmo instante por maisquatro vezes.
11min21s até 13min51s paramos de reforçar ele, então ele cheirou a barra, subiu em pé na barra e na lâmpada e voltou ao bebedouro.
14min07s até os 18min36s que foi o final do treino o rato bebia a água no momento em que ouvia o sinal de reforço.

Relato

Ao chegarmos ao laboratório, dia 9 de novembro, nos direcionamos a caixa de Skinner e recebemos pelo monitor um rato fêmea quetinha como identificação C4. O rato fêmea estava privado de água aproximadamente por 48 horas.
O laboratório estava preparado para receber os alunos, sendo que todas as caixas estavam abastecidas de água para iniciação do experimento.
No instante que o rato foi colocado dentro da caixa de Skinner, iniciamos a filmagem e cronometramos todos os seus comportamentos. Com o aparelho ligado no modomanual iniciamos o treinamento, reforçando o rato com água cada vez que ele se aproximava do bebedouro, e logo após em que ele bebia a gota da água que era disposta a ele. Aos 2min26s o rato bebeu a primeira gota da água aos 2min30s reforçamos com uma nova gota e ele demorou um pouco a beber a água, pois estava coçando o rabo e lavando o rosto, só bebeu aos 3min32s, reforçamos logo em seguia...
tracking img