Trabalho eurytrema paramphistomum

673 palavras 3 páginas
1. A euritrematose em bovinos é uma das principais causas de condenação do pâncreas em linhas de inspeção em abatedouros de alguns estados brasileiros. Conhecendo o ciclo biológico do gênero Eurytrema, cite o gênero de um dos hospedeiros intermediários e por qual razão o seu controle é dificultado.

R. O ciclo biológico do Eurytrema sp. é heteroxeno, sendo o primeiro hospedeiro intermediário representado por espécies de um molusco do gênero Bradybaena e o segundo, por espécies de um artrópode do gênero Conocephalus conhecido vulgarmente como “esperança”. Os ruminantes, hospedeiros definitivos, adquirem a infecção por ingestão acidental dos insetos com as pastagens, ou ingestão de metacercárias eliminadas pelos insetos sobre as pastagens. Esta particularidade do ciclo do Eurytrema sp. tem sido uma das dificuldades de controle de sua multiplicação uma vez que não se pode aplicar inseticidas onde residem os hospedeiros intermediários que são as pastagens e fontes de água para o gado (MATTOS JR; VIANNA, 1987).
R2. O parasita requer dois hospedeiros intermediários para completar seu ciclo. No Brasil eles são o caramujo (Bradybaena similaris) e os gafanhotos do gênero Conocephalus (Mattos Júnior & Vianna 1987). Os ovos são eliminados nas fezes e ingeridos pelo primeiro hospedeiro intermediário (B. similaris) onde duas gerações de esporocistos são formadas. Cerca de cinco meses após a infecção, a segunda geração de esporocistos produz cercárias que são liberadas na pastagem apenas algumas horas antes do amanhecer. As cercárias são então ingeridas pelo segundo hospedeiro intermediário (Conocephalus sp.). O bovino se infecta pela ingestão acidental de gafanhotos contaminados. As metacercáriasse excistam no duodeno, migram para o pâncreas via ductos pancreáticos acessórios e se distribuem pelos ductos pancreáticos tributários.

2. O Eurytrema pancreaticum é um verme trematódeo que tem as ovelhas, cabras e porcos como principais hospedeiros definitivos. Ocasionalmente

Relacionados

  • 1
    67846 palavras | 272 páginas
  • sistema digestivo
    99674 palavras | 399 páginas