Trabalho etologia Qu mica da Paix o

2263 palavras 10 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE ETOLOGIA

Daniel Fauth Washington Martins
Francisco Giostri Madeira
Gabriel Barth da Silva
Gabriel Silveira Costa Santiago
Gabriel Voltolini Poli
Gustavo Falavinha Staidel

Turma B
Manhã

Trabalho relativo à atividade Química da Paixão, presente no plano de ensino.

Atividade 1: leitura do texto A Química da Paixão e destaque dos elementos Psicológicos, Biológicos e Etológicos de seu conteúdo.

Aspectos biológicos

1. Temos reações físicas à ocorrência do que chamamos paixão. Ex.: “Mãos frias, coração disparado, respiração ofegante...”.
2. Há diferentes mecanismos para a paixão e para o amor em nosso funcionamento bioquímico. Ex.: “No estágio da paixão, por exemplo, quem comanda são as catecolaminas (...) na fase do amor há uma predominância de endorfinas”.
3. Na fase da paixão tem-se o mecanismo de reconhecimento do objeto de desejo. Ex.: “(...) [O] córtex é o responsável pelos processos discriminativos, associativos e intelectuais do ser humano (...) [ele] registra o dado que nos impressionou naquela pessoa em particular, buscas na memória vivências anteriores que apresentaram (...)”.
4. Há também um mecanismo que destaca o objeto da paixão. Ex.: “(...) a formação reticular, outra área do cérebro subordinada ao córtex, entra em ação ‘Sua função é destacar no ambiente o objeto responsável por aquela sensação prazerosa causada pela endorfina e concentrar nele toda a atenção”.
5. Reações biológicas ao objeto da paixão: “o coração se acelera, a secreção gástrica aumenta, a respiração fica ofegante e aparecem tremores, calafrios e suores (...). [Há o] aumento na produção dos neurotransmissores do grupo das catecolaminas, principalmente da dopamina e da noradrenalina.
6. Há uma preparação biológica para a interação com objeto: “Ao ser ativada, a hipófise inicia a liberação dos hormônios que regulam a sexualidade, preparando o organismo para o ato sexual. Operam

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas