Trabalho etnomusicologico do rancho folclore de torredeita e cantares de vinhais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rancho Folclórico de Torredeita e Cantares de Vinhais
Rancho Folclórico de Torredeita e Cantares de Vinhais


.
Trabalho realizado por:
Mariana Afonso
Pedro Mateus



.
Trabalho realizado por:
Mariana Afonso
Pedro Mateus




Índice

Introdução……………………………………………………………………………………………………
Capítulo I…………………………………………………………………………………………………….
CapítuloI………………………………………………………………………………………………………
Capítulo III……………………………………………………………………………………………….
Conclusão………………………………………………………………………………………………

Introdução
A etnomusicologia designa-se por um músico no território, música tradicional. A etnia que nela existe é no sentido de grupo, isto é, a música em regiões em particular ou em regiões do mundo. Para ser estudado e bem trabalhada esta consiste no diagnósticoe investigação do território em causa e trabalho de campo, que é a ferramenta principal para entender e recolher informação dos verdadeiros autores da etnomusicologia, a população, e é a eles que se deve o mérito da pesquisa deste trabalho. Esta serve para valorizar a música como acto social, a vontade de conhecer as raízes, os valores e as manifestações musicais que condicionam o comportamentode um povo, que é sábio e ensina, quem investiga e estuda o sentir e a alma popular.
A etnomusicologia armazena a cultura popular através das quadras ou mais importante que o património construído pois esta cultura alimenta os corpos e as almas unidas pelo passado, presente e futuro. É a prova viva da cultura tradicional que é vivenciada de geração para geração.
Portanto para que este estudafosse possível, necessitou-se da compreensão das imensas variáveis em interacção que não podem ser classificadas senão como características culturais da população, seus rituais ou hábitos quotidianos.
No 1º capítulo pretende-se enquadrar estes 2 tipos de folclore português, em termos históricos, geográficos, morfológicos e demográficos. De seguida iremos retratar então o folclore português, no 2ºcapítulo, que apela às vivências e riquezas musicais tanto da região de Viseu como de vinhais, que as torna únicas e fornece uma identidade a cada população. Cultura musical de vinhais e Viseu, e o terceiro capitulo e o principal, onde se encontra a razão e a origem, o modo como esta se foi mantendo viva, os testemunhos da população, ou seja, trabalho de campo, instrumentos musicais que acompanhamesses rituais musicais e , por fim as semelhanças e diferenças destas actuais culturas musicais.

Capítulo I
Torredeita
Torredeita é uma das freguesias mais conhecidas do concelho de Viseu, com 15,72 km² de área e 1 555 habitantes (2011), esta fica a cerca de 10km de Viseu rodeada pelas freguesias de Boaldeia, Farminhão, Vil de Soito, Couto de Baixo e Couto de Cima, reunindo um total deaproximadamente 10 000 habitantes.
A Vila de Torredeita, em todos os seus lugares se depara com ricas tradições etnográficas e folclóricas, as Rendas de Bilros e o fiar do linho são antigas indústrias domésticas. Esta oferece a quem a visita, vários locais para conhecer, tais como a igreja Matriz, o Eco Museu Rural (o qual através da ecologia, da etnografia e da vida tradicional daspopulações tenta apresentar o modo de ser e, principalmente, o modo de viver da terra e das gentes, da sua transformação inesgotável, na qual muita coisa desaparece e muitas outras surgem numa fusão entre o tradicional e o nascente), o Planetário, o Lagar da Cepeda, o Solar, a Escola Profissional, a casa do Rancho, assim como algumas heranças históricas deixadas por antepassados romanos.
Vinhais
A regiãode Vinhais começou a ser povoada devida à procura de metais, nomeadamente ouro e estanho e mais tarde na idade de ferro houve um novo incremento, de exploração mineira, dai a invasão dos romanos deixando algumas marcas como duas estradas romanas, uma a norte e outra a sul de Vinhais, Devido ao desenvolvimento do litoral, Vinhais, como outras regiões rurais, sofreu de despovoamento e...
tracking img