trabalho etica EPI

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA-UFES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA


CÁSSIO FERNANDES TORRES
LÁZARO LONGUE MOSA
MATHEUS SANTOS MACHADO






EPI – SEGURANÇA E CONFORTO











ALEGRE
2014

CÁSSIO FERNANDES TORRES
LÁZARO LONGUE MOSA
MATHEUS SANTOS MACHADO










EPI – SEGURANÇA E CONFORTO


Trabalho deÉtica e Legislação apresentado no curso de Agronomia, na Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Agrarias – CCA UFES, Campus Alegre.
Professor: Leandro Pin Dalvi





ALEGRE
2014
SUMÁRIO















1. INTRODUÇÃO
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteçãocontra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Segundo as Leis do trabalho é obrigação do empregador fornecer os EPI adequados ao trabalhador, instruir e treinar quanto ao uso do EPI, fiscalizar e exigir o uso do EPI, manter e substituir o EPI. Entretanto não basta só o fornecimento do EPI ao empregado por parte do empregador, pois é obrigação deste fiscalizar o empregado de modo agarantir que o equipamento esteja sendo utilizado. É obrigação do trabalhador usar e conservar os EPI. Quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado. O empregador poderá responder ação na justiça, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho. O funcionário poderá até ser demitido por justa causa.

2. EQUIPAMENTOS QUE COMPOEM O EPI E COMO VESTIR
2.1 Vestimentas- Calça e JalecoDevem ser tratados com hidrorrepelentes. Para aplicações com equipamento de pulverização costal ou mangueira. A calça deverá ter um reforço extra na perna com material impermeável (perneira), para aumentar a proteção. Vestir sobre a roupa comum (calça e camisa de algodão) para aumentar o conforto e permitir a retirada em locais abertos. Os cordões da calça e do jaleco devem estar bem ajustados eguardados para dentro da roupa.

2.2 Botas
Devem ser de PVC, de preferência brancas. Botinas de couro não são recomendadas, pois não são impermeáveis e encharcam facilmente. A bota deve ser usada com meia e a barra da calça deve ficar para fora do cano, para o produto não escorrer para os pés.

2.3 Avental
Tem o objetivo de proteger o corpo durante o preparo da calda e durante apulverização com equipamento de pulverização costal ou mangueira. Deve ser de material impermeável e de fácil fixação nos ombros. O comprimento deve ser até a altura dos joelhos, na altura da perneira da calça.
2.4 Máscara
Tem o objetivo de evitar a inalação de vapores orgânicos, névoas e partículas finas através das vias respiratórias. Existem basicamente dois tipos de respiradores: sem manutenção,chamados descartáveis, e os de baixa manutenção, que possuem filtros especiais para reposição. Os respiradores devem sempre possuir carvão ativado. O aplicador deve estar barbeado para permitir que o respirador fique encaixado perfeitamente no rosto.

2.5 Viseira
Deve ser utilizada para proteger os olhos e o rosto das gotas ou névoa da pulverização. A viseira deve ser de acetato com boa transparênciapara não distorcer a imagem, forrada com espuma na testa e revestida com viés para evitar cortes.

2.6 Boné árabe
Feito em tecido de algodão tratado para tornar-se hidrorrepelente. Protege o couro cabeludo e o pescoço contra respingos.

2.7 Luvas
As luvas protegem a parte do corpo com maior risco de exposição, no caso as mãos. As luvas mais recomendadas são de borracha nitrílica ouneoprene, pois servem para todos os tipos de formulação.

Ordem para Vestir o EPI:
1- Calça (por cima da bota)
2- Jaleco
3- Botas
4- Avental (preparo da calda para frente, na hora da aplicação voltado para trás)
5- Respirador
6- Viseira
7- Touca Árabe
8- Luvas (Se a aplicação for para baixo por dentro do jaleco, se a aplicação for para cima por fora do jaleco).
Ordem para retirar o...