Trabalho estudo de caso natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico


2012

Rosane Barbosa Sobrinho

Natura –
O planejamento do Bem estar bem.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.


02/11/2012

Introdução:
A concretização de objetivos só é possível através de umplanejamento projetado em um certo período de tempo, avaliando as condições internas, seus pontos fortes e fracos, e o ambiente externo. O direcionamento de suas ações, utilizando o que se tem à disposição no ambiente interno e calculando as dificuldades externas, contribui para o cumprimento da missão de uma empresa. Missão essa que é o ponto central de sua existência. Todos os níveis daorganização precisam estar focados nesse objetivo de crescimento futuro,incorporando as mudanças do ambiente.

1. Visão, Missão e Valores da empresa.
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhoratravés da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”
“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.”
“Nossos produtos são a maior expressão de nossa essência. Para desenvolvê-los, mobilizamos redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais,promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utilizamos testes em animais e fazemos observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.”
Fonte: www.natura.net

a)Observando a Visão e Missão da empresa Natura, verificamos a nítida distinção entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro mostra claramente suas aspirações para o futuro, o segundo apresenta seu momento atual, o motivo de sua existência. Sua Visão busca a expansão de seus produtos no mercado externo sem perder sua característica principal de sustentabilidade aliada ao bem estar. A concretização daVisão está relacionada à Missão que, é utilizada como referência para elaboração de objetivos e estratégias na organização. A forma clara e objetiva de sua Missão nos mostra a integração da ciência com conceitos mais tradicionais, de forma sustentável, proporcionando produtos que favoreçam o bem-estar a partir de fontes naturais presentes no Brasil.

b) O Estudo do Caso confirma os conceitospropostos pela empresa como, por exemplo, sua busca pelo mercado externo, onde sua inserção já se iniciou com Argentina, Peru e Chile. Aparentemente a América Latina é o primeiro grande passo dessa expansão, e seu projeto é visivelmente bem sucedido e foi criado um segmento de produtos específicos: Ekos International. Mantendo sempre em destaque sua Missão que tem como imagem central abiodiversidade brasileira, tão respeitada no exterior, com produtos e projetos sustentáveis.

2. Estratégia Genérica.
Como Estratégia Genérica fica evidente a Diferenciação. Seus produtos são unicamente produzidos a partir de ingredientes naturais, o que é amplamente divulgado como a Imagem da empresa. No mercado interno nenhuma outra tem um segmento tão expressivo quanto a Natura, nesse ponto. Seusprodutos não são os mais baratos do mercado, pelo contrário, mas sua excelência na qualidade é justamente o diferencial e faz com que os benefícios se destaquem e seu nome hoje em dia esteja relacionado à biodiversidade brasileira, dificilmente encontrado em outras empresas. Para os clientes além da qualidade há o diferencial no setor de vendas, a fidelização das compradoras com as revendedoras...
tracking img