Trabalho Estudo De Caso Diabetes

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 25 de abril de 2015














“Acrescente amor a um olhar generoso, a um toque suave, a um curativo perfeito, a uma solução que alivia, tempere com ciência milenar e profunda, e teremos a enfermagem. ”
Marislei Brasileiro

Sumário

INTRODUÇÃO …......................................................................................................
OBJETIVO…..............................................................................................................
METODOLOGIA …....................................................................................................
CONCLUSÃO …..........................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …....................................................................Introdução
O Brasil possui cerca de cinco milhões de pessoas diabéticas, e que dentro de mais dez anos este número terá avançado. Esse aumento da prevalência da patologia propiciou o ministério da saúde a formular estratégias mais incisivas, dentre elas a campanha de detecção do diabetes mellitus. (FIOCRUZ, 2003)
Aproximadamente 5 a 10% possuem diabetes tipo I e a expectativa de vida é reduzida emmedia em 15 anos, e 90 a 95% tipo II com expectativa de vida reduzida de 5 a 7 anos. Sendo a terceira causa principal de morte por doença, sobretudo por causa da alta taxa de doença cardiovascular entre as pessoas com diabetes (SMELTZER; BARE, 2004).
O diabetes mellitus tipo I era considerado como o diabetes mellitus dependente de insulina, e diabetes mellitus juvenil. Pouca ou nenhuma insulinaendógena, tornando necessárias as injeções de insulina para controlar o diabetes e prevenir a cetoacidose. De todos os pacientes, cinco a dez por cento sofrem do tipo I. (NETTINA, 2012, p. 919)

Objetivo
O presente estudo, tem como objetivo a análise de um paciente portador de diabetes mellitus, através do exame físico. Construir um Plano Assistencial que atenda todas as necessidades apresentadaspela paciente, identificando os problemas de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e desenvolvimento do plano de cuidados, através do NANDA 2012 – 2014.



Metodologia
Estudo do tipo de caso
Paciente diagnosticado com Diabetes Mellitus tipo I
Realizado no Hospital Fernandes Távora (HFT)
Ficha de avaliação
Exame Físico

Caso Clínico
M.M.F, nascida em 25/05/1950, 64 anos, casada, alfabetizada,católica, reside em Quintino Cunha, Fortaleza-CE em casa própria. Admitida no Hospital Fernandes Távora (HFT) no dia 05/11/2014, chegando à enfermaria 204-1 no dia 19/11/2014. É tabagista por tempo indefinido. Diagnóstico médico DM tipo I, HAS, hoje em tratamento. Ao exame revela-se uma paciente consciente, orientada, responde ao chamado, calma, acamada, integridade física prejudicada (possui úlcerapor pressão em região sacral) dependente total da enfermagem, dieta por SNE, hipocorada (+/4+), acianótica, anictérica, hidratada, BPTP, couro cabeludo sem íntegro, sem anormalidades, pupilas isocóricas, sem desvio de septo nasal, higiene bucal insatisfatória, sem linfonodos palpáveis em região cervical e retroauricular, tórax chato simétrico. ACV: RCR em 2T S/S. Frequência cárdia 90 b.p.m,normotensa 120x 70 mmHg, normotérmica 37 °C. Eupneica 17 r.p.m. AGU: S/ anormalidade (SIC), evacuações presentes de aspecto pastoso (SIC). Diurese e evacuações por fralda. MMSS com presença de edema, sem sinais flogísticos e MMII preservados. Sem queixas até o presente momento.

Diagnóstico
A diabetes mellitus é caracterizada pela hiperglicemia recorrente ou persistente, e é diagnosticada ao sedemonstrar qualquer um dos itens seguintes:
Nível plasmático de glicose em jejum maior ou igual a 126 mg/dL (7,0 mmol/l)em duas ocasiões.
Nível plasmático de glicose maior ou igual a 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l duas horas após uma dose de 75g de glicose oral como em um teste de tolerância à glicose em duas ocasiões.
Nível plasmático de glicose aleatória em ou acima de 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l associados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de caso sobre diabete
  • Estudo de caso: Diabetes e Hipertensão
  • Estudo de caso
  • Diabetes gestacional: estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO DIABETE
  • ESTUDO DE CASO DIABETES MELLITUS
  • ESTUDO DE CASO DIABETES
  • estudo de caso feridas e diabetes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!