Trabalho estudo de casa: hemorroidectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A doença hemorroidária representa uma das mais conhecidas afecções que afligem o ser humano. Trata-se de doença comum, de diagnóstico fácil e na maioria das vezes de fácil tratamento. Elas são muito comuns em torno de 50 anos de idade, onde aproximadamente 50% das pessoas apresentam hemorróidas (NIH, 2005).
Os tecidos hemorroidários fazem parte da anatomia da porção distal doreto e do canal anal. Estes tecidos funcionam como travesseiros protetores que ficam ingurgitados com sangue durante o ato da defecação, protegendo o canal anal contra o trauma direto decorrente da passagem de fezes (WAY; DOHERTY, 2004).
O termo hemorróidas é definido como qualquer alteração que envolva os tecidos hemorroidários, alterando suas funções e aspectos físicos, causando principalmentedesconforto, sangramento e dor. Entretanto os aspectos clínicos das hemorróidas podem variar de assintomáticas para sangramento vermelho-vivo intenso, causando distúrbios hidroeletroliticos.
A doença hemorroidária pode envolver o complexo interno, o complexo externo ou ambos. As hemorróidas internas tornam-se sintomáticas quando o complexo interno fica cronicamente ingurgitado ou o tecido fazprolapso para dentro do canal anal, devido à frouxidão do tecido conjuntivo circunvizinho e a dilatação das veias. As hemorróidas externas tronam-se sintomáticas com trombose, o que leva a um estabelecimento agudo de dor perianal intensa. Quando a trombose desaparece, a pele suprajacente pode permanecer aumentada, criando uma prega cutânea (WAY; DOHERTY, 2004).
A assistência de enfermagem aocliente no período perioperatório demanda do enfermeiro de Centro Cirúrgico uma visão integral e continuada das necessidades básicas afetadas dessa pessoa e de sua família, de modo que possa ajudá-los a satisfazer e a reequilibrar essas necessidades, preparando-os para o entendimento de seus problemas psicobiológicos, psicossociais e psicoespirituais, bem como minimizando sua ansiedade em relação àrecepção no bloco cirúrgico (CAMPOS; et al, 2000).









2 METODOLOGIA

2.1. Tipo de Estudo
Trata- se de um estudo de caráter descritivo e qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como base do estudo a cirurgia realizada.

2.2. Local e Período
O estudo foi realizado no Hospital Edson Ramalho, localizado na rua Eugênio de Lucena Neiva, Jardim 13 de maio, João Pessoa-PB. Operíodo se deu período de 24 de outubro a 7 de novembro de 2011.

2.3. Amostra do estudo
Uma paciente que encontrava-se no pré-operatório de uma hemorroidectomia de caráter eletivo, escolhida aleatoriamente pelo grupo de estudo.

2.4. Aspectos Éticos
A pesquisa foi realizada levando em consideração os aspectos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos, preconizados pela resolução 196/96 doconselho Nacional de Saúde, no art. II, que trata do envolvimento com seres humanos em pesquisa.

2.5. Instrumentos utilizados para coleta dos dados
Foi utilizado um roteiro contendo perguntas referentes à identificação, observação e exame físico, dados relacionados ao pré-operatório imediato, trans-operatório, e pós-operatório imediato e mediato através do prontuário do paciente,disponibilizado pela supervisora de estágio.

2.6. Resultado da pesquisa
Após coleta de dados foi então construído um plano de cuidados contendo os diagnósticos de enfermagem, resultados esperados e intervenções. Posteriormente essas ações foram implementadas, em seguida, foi avaliada as respostas da cliente às intervenções realizadas.

3. OBJETIVOS
O grupo de estagio tinha como objetivo observar eimplementar assistência ao paciente escolhido durante toda as fases do perioperatório, acompanhado sua evolução e sinais e sintomas de possíveis complicações no pós-operatório.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 Levantamento de dados
RFG, 34anos, 84kg, sexo feminino casada, alfabetizada,doméstica, hipertensa, procedente de sua e de sua residencia em Bayeux – PB. Admitida em 23 de outubro de 2011 às...
tracking img