Trabalho, estresse e depressão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO MIGUEL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DAYSE MENDES DE ANDRADE

TRABALHO, ESTRESSE E DEPRESSÃO

RECIFE 2009

2

DAYSE MENDES DE ANDRADE

TRABALHO, ESTRESSE E DEPRESSÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia, como requisito parcial para obtenção de nota da 2ª avaliação.

RECIFE 2009

3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 2. TRABALHO,ESTRESSE E DEPRESSÃO .................................................. 2.1. Trabalho .................................................................................................... 2.2. Estresse .................................................................................................... 2.3. Depressão................................................................................................. 2.4. Combate ao estresse e a depressão no trabalho ..................................... 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................... REFERÊNCIAS ...............................................................................................

04 05 05 06 07 08 09 10

41. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, a grande exigência imposta ao ser humano pelas mudanças da vida moderna e, conseqüentemente, a necessidade imperiosa de ajustar-se à tais mudanças, acabaram por expor as pessoas à uma freqüente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. Diante desse cenário surgem termos como estresse e depressão. Apesar de se tornarem termosbanalizados, estão cada vez mais presentes no mundo organizacional. Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer, de maneira sucinta e objetiva, as características mais comuns que envolvem o trabalho, o estresse e a depressão no sentido do trabalhador, de maneira que a compreensão seja de fácil entendimento e procurando identificar as causas, as conseqüências e as soluções que melhor se encaixam emcada um.

5

2. TRABALHO, ESTRESSE E DEPRESSÃO

Devido a constante evolução da humanidade, as pesquisas sobre as causas do adoecimento do homem vêm se tornado cada vez mais essencial. Isto se deve ao fato de que no dia a dia, tem se tornado comum relatos de que as pessoas têm se tornado mais suscetíveis a doenças, em especial as relacionadas à mente e ao trabalho. O combate a estas doençasdeve ser encarado por todos, para que a humanidade continue evoluindo, porém com mais qualidade de vida.

2.1 Trabalho

Nos dias atuais, apesar das diferentes classes sociais existentes, um fator é de comum a todos: o trabalho. Isto se deve ao fato de que o mesmo é essencial a sociedade, pois é responsável pela produção de alimentos, vestimenta, lazer, entre tantas outras coisas, que independentede fatores culturais, estão presentes em nosso cotidiano. Trabalho pode ser definido como “esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais” (EMPREGO..., 2009). De fato, o trabalho tem sua importância na vida das pessoas, e tem se tornado cada vez mais o centro das necessidades humanas e “essa centralidade trazconseqüências paradoxais para a integridade física, psíquica e social dos trabalhadores” (MAGNÓLIA, 2003). Outro aspecto importante é que com o avanço da tecnologia, as pessoas tomam diferentes posições:
As conquistas da modernidade não trouxeram mais horas livres. Trouxerem, sim, novas formas de levar o trabalho para toda parte, com Internet, e-mails, celulares, PDAs, smart-phones... O trabalhopassou a nos perseguir como um daqueles vira-latas de cidade de interior, correndo atrás da bicicleta dos correios. (LOIOLA, 2008).

Dessa forma, o homem não consegue separar trabalho da vida pessoal, porém há ainda o fato de que “os avanços tecnológicos ocorrem de maneira intensa e que os trabalhadores, apesar de se manterem inseridos no processo de produção, vão se desqualificando aos poucos,...
tracking img