trabalho estratifica o prof nivaldo e aluno marcelo brandol 1010i

1147 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL
ESPECIALIZAÇÃO EMATER - 2014
ESTRATIFICAÇÃO, DESIGUALDADE E ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS SOCIAIS NO RURAL – PARADIGMAS DE ANÁLISE.

Mapeamento das identidades socioculturais / étnicas de dois municípios do Vale do Caí

Marcelo Antônio Araldi Brandoli

Porto Alegre/RS, 10 de outubro de 2014

a) Nome e origem ou antecedência ou ascendência

Os dois municípios tem descendentes de origem Francesa e são os municípios de Brochier e Barão localizados no Vale do Caí/RS, distantes de Porto Alegre/RS a aproximadamente 80 km.

b) Histórico sintético

Município de BROCHIER:

A colonização inicial da região onde atualmente se situa o município de Brochier foi bastante diferenciada. A maior parte do Vale do Caí teve colonizadores luso-brasileiros como primeiros colonizadores, seguidos após por colonos alemães. Brochier, no entanto, passou diretamente do domínio dos índios para o de imigrantes europeus: os irmãos Brochier.
Isto aconteceu a partir de 1832, quando chegaram ao local os irmãos João Honoré e Augusto Brochier.
João Honoré, o mais velho dos irmãos Brochier, nasceu na Argélia, que era na época uma colônia francesa, em 1805. Augusto nasceu em Paris, em 27 de janeiro de 1814. Eles viviam na França como relojoeiros. Embarcaram no porto de Marselha, em 1829 e chegaram a Porto Alegre em dezembro deste mesmo ano, passando antes por Montevidéu. Ao chegarem ao Brasil, portanto, João Honoré tinha apenas 24 anos e Augusto não mais do que 15. Eles viveram em Brochier por 55 anos, até 1887, ano em que ambos morreram: João Honoré com 82 anos e Augusto com 72.

Os nomes dos irmãos Brochier deram origem ao município de BROCHIER/RS.
Município de BARÃO:
O Conde Felice de Montravel, que era francês, fundou na região uma grande colônia, vendendo lotes de terra para imigrantes europeus. Esta colônia tinha sua sede no local onde hoje se situa a cidade de São Vendelino mas incluía

Relacionados