Trabalho estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE ESTOQUE: GESTÃO DE AMAZENAGEM E CONTROLE INTERNO EM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO












Bárbara Oliveira
Camila Andrade
Fco Luciano Marreiro
Flaviane Albuquerque
Sergio Luis
Walberdson Nunes




Ago/2012
1. Introdução
Todas as organizações, seja qual for o setor de atividade em que operem, partilham a seguinte dificuldade: como efetuar a manutenção e controlo doestoque. Esse problema não reside apenas nas empresas, mas também em instituições de caráter social e/ou de índole não lucrativo, visto os estoques existirem transversalmente na sociedade, seja em explorações agrícolas, fabricantes, retalhistas, mas também em escolas, igrejas, prisões e em todo o tipo de estabelecimentos comerciais. Apesar de este problema existir desde sempre, apenas no século XXse começaram a estudar e a desenvolver técnicas no sentido de lidar com esta questão, que se tornou mais relevante depois da Segunda Guerra Mundial, onde a incerteza era constante e que levou a que se dessem, de uma forma mais ou menos secreta, os primeiros passos na gestão de estoque.
O conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. Em geral, oespaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento anti-econômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem aparece como umadas funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação eflexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma políticade estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital deterceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).
2. Estoque
2.1 Vantagens de constituir estoques
Os fatores mais relevantes que levam as organizações a constituir estoques são:
• Podem-se constituir estoques com uma finalidade especulativa, comprando-se os mesmos a baixos preços para vendê-los a preços altos;
• Para assegurar o consumo regular de um produto em caso de a sua produção serirregular;
• Geralmente, na compra de grandes quantidades beneficia-se de uma redução do preço unitário;
• Não sendo prático o transporte de produtos em pequenas quantidades, opta-se por encher os veículos de transporte no intuito de economizar nos custos de transporte;
• A existência de estoque pode-se justificar apenas pela legítima preocupação em fazer face às variações de consumo;
• Paraprevenção contra atrasos nas entregas, provocados por avarias durante a produção, greves laborais, problemas no transporte, etc;
• Armazenamento de produtos, se a produção for superior ao consumo, em alturas de crise poderá contribuir para evitar tensões sociais;
• Beneficia-se da existência de estoques, quando este evita o incômodo de se fazer entregas ou compras muito frequentes.
Em resumo,...
tracking img