Trabalho estalactite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é uma Estalactite???
Os espeleotemas (nome científico das estalactites) são depósitos de minerais em cavernas formadas basicamente por processos químicos de dissolução e precipitação. Deforma geral e simplificada, os espeleotemas tem sua origem no meio externo e superior da caverna. A água, combinada com o gás carbônico da atmosfera e do solo, forma o ácido carbônico que penetra no soloe atinge as rochas calcárias, penetrando nela por seus orifícios naturais, provocando uma reação química de dissolução do carbonato de cálcio, formando o bicarbonato de cálcio, que após atravessartodo o teto da caverna, emerge em seu teto.
H2O(l) + CO2(g) = H2CO3(aq) Formação do Ácido Carbônico
H2CO3(aq) + CaCo3(s) = Ca(HCO3)2(aq)
Ao atingir o teto da caverna a solução é submetida acondições ambientais muito diferentes das anteriores, quando percorria sob pressão as estreitas fraturas da rocha. Essas mudanças de condições – maior ventilação, alteração de temperatura e PH, menorpressão de CO2, umidade do ar –, gera o desequilíbrio químico da solução pela liberação do gás carbônico no ambiente da caverna com a consequente precipitação de parte do bicarbonato dissolvido.Ca(HCO3)2(aq) = CaCo3(s) + H2O(l) + CO2(g)
Formam-se assim, na superfície da gota, área de maior desequilíbrio, os primeiros cristais de calcita (carbonato de cálcio) que, ordenando-se ao longo do contatoda água com o teto, dão origem a um anel cristalino, o que servirá de base para a futura estalactite. Gota após gota, o processo tem continuidade, formando-se uma estrutura que cresce no sentidodescendente da caverna sendo tubular e oca.
Texto adaptado de: http://www.espiritodaterra.com.br/get6.htm
Questões:
A – De que material são formados as estalactites e de onde eles vêm?
B – Quais ostipos de reação ocorrem neste processo?
C – O que aconteceu no ambiente externo a solução para que estas reações ocorressem?

Solubilidade de sais
Introdução:
No estudo dos sais vimos que a...
tracking img