Trabalho estagio supervizionado ii

3092 palavras 13 páginas
Cenário Econômico Atual

O cenário econômico se deteriorou nos últimos tempos, com piora do quadro na zona do euro. A crise das dívidas na Europa derrubou as bolsas e levou as agências de risco a diminuir a nota de várias instituições bancárias. Como resultado, o dólar disparou, o que levou o Banco Central brasileiro a intervir no mercado para frear a alta da moeda americana.

Grécia é a bola da vez não apenas pela magnitude de seu problema, mas porque está na iminência de dizer: “devo, não nego e não pago nem quando puder”. Em resumo, um calote. Resta saber o tamanho dele. Fala-se em metade da dívida. Algo como 175 bilhões de EUROS.

Os próprios países estão extremamente endividados. Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha têm dívidas colossais. Itália deve 120% de seu PIB.

Há ainda um agravante. A Europa está estagnada. É um continente de idade avançada da população. Desemprego está alto o que dificulta o crescimento econômico. Não sabemos quem resgata hoje os estados e quem sofrerá com um calote da dívida grega. Bancos franceses e alemães têm boa parte da dívida. Eles sofreriam prejuízos enormes em seus balanços. Poderíamos então ter um efeito dominó. Bancos novamente quebrando e estados sem recursos para resgatá-los. O pior dos mundos.

Para agravar mais a situação, a maior economia mundial, os Estados Unidos, não conseguem engrenar. Os estímulos não estão funcionando e o desemprego não é reduzido. Novos estímulos estão sendo anunciados, mas o ceticismo é grande diante do que realmente vai acontecer com os novos pacotes americanos. Ajuste fiscal nos países desenvolvidos, confirmada nas semanas seguintes pelos anúncios de um amplo plano de ajuda financeira à Europa e de corte de gastos por parte do governo norte-americano. Além disso, eram claros os sinais de desaceleração da atividade e da inflaçãodomésticas.

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é jogar luz sobre a real profundidade dessa crise fiscal e suas possíveis implicações para

Relacionados

  • estágio 6° período
    2973 palavras | 12 páginas
  • social
    6592 palavras | 27 páginas