Trabalho Escrito PROEJA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda MT
Curso de Licenciatura em Física






Proeja
Trabalho apresentado à disciplina ensino de física para jovens e adultos sobe a orientação do professor Rafael como requisito de nota total.






Pontes e Lacerda – MT
06/2015
Introdução
A Educação de Jovens e Adultos  (EJA) é umamodalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ouMédio na idade apropriada.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB  9394/96), em seu artigo 37º § 1º nos fala que, os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aosjovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental foram publicadas em três segmentos. Já o currículo para o EJA no EnsinoMédio utiliza como referência a Base Nacional Comum, que deve ser complementada por uma parte que atenderá a diversidade dos estudantes.
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA abrange cursos que, como o próprio nome diz, proporcionam formação profissional com escolarização para jovens e adultos, o Governo Federalinstituiu, em 2005, no âmbito federal o primeiro Decreto do PROEJA nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da EJA.
A partir deste contexto, o PROEJA tem como perspectiva a proposta deintegração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam apermanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infraestrutura para oferta dos cursos dentre outros.






Fundamentação Teórica

A Educação Brasileira tem seu inicio em 1549 com os padres jesuítas, onde as bases seriam iniciar um sistema educacional para o desenvolvimento da colônia.
Com o decorrer de vários anos e expansão das colônias, acontecimentos entre eles a expulsão dos jesuítas em 1759até a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a educação da colônia passou por um período de desagregação e decadência, especialmente com o advento da chegada do príncipe regente, D. João, que acabou por modificar a política educacional que o governo luso adotava em relação ao Brasil. A fundação de várias instituições culturais deu novo impulso à educação: a Imprensa Régia, a BibliotecaNacional, além de um museu, e, sobretudo, as escolas de ensino superior: a Escola Naval, a Escola Militar, cursos de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia, e, nesta última, cursos de agricultura, química e desenho técnico. Tais escolas rompiam com a tradição do ensino excessivamente literário, vigente na época dos jesuítas, mas ficaram, porém, circunscritas quase exclusivamente ao Rio de Janeiro e àBahia — o resto da colônia continuava mergulhado no mesmo atraso. Esse período foi um dos mais importantes na evolução cultural do Brasil, pois nele foram lançadas as bases de notáveis instituições culturais (MANFREDI, 2002).
No Império, com a proclamação da Independência em 1822, surgiram novas ideias pedagógicas e a partir de então se tentou organizar um sistema educacional popular e...
tracking img