Trabalho escravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FABEL – FACULDADE DE BELÉM
Professora: Jane Assef Disciplina: Direito Civil IV
Acadêmica: ELAINE CRISTINA SODRÉ DE MELO Turma: 6 DIN 1


1) INDIQUE OS MODOS DE AQUISIÇÃO DA POSSE. EXPLIQUESOBRE CADA UM E FUNDAMENTE.
O Código Civil não fez enumeração dos modos de aquisição da posse (Art. 1.196 do CCB), procurou apenas fixar o momento dessa aquisição, como podemos verificar no Art. 1.204do CCB. Ou seja, a aquisição pode se dar por qualquer dos modos em geral, mas sempre a partir de um determinado momento. Assim sendo, enumeramos 3 modos:


1. ORIGINÁRIA: É aquela que ocorrecom a transferência para o possuidor atual, sem qualquer vício, ou defeito, assim não há qualquer relação de casualidade entre o antigo possuidor e o possuidor atual. Não há contagem de prazo, ousomatória. Esse modo se subdivide em:
o Apropriação ou Apreensão do Bem: consiste na apropriação unilateral da coisa sem dono, quer abandonada (res derelicta), quer de ninguém (resnullius). Não há relação entre a posso atual e a posse anterior. A apreensão se revela aos bens móveis pela ocupação (Art. 1263 do CCB) e quanto aos imóveis pelo uso.
o Exercício do Direito:(Art. 1.196 e 1.204 do CCB). Consiste na manifestação externa do direito que pode ser objeto da relação possessória. Ter o exercício do direito é poder usá-lo, gozando de suas vantagens. Ex:servidão.

2. DERIVADA: Ocorre quando a posse é repassada a outrem por ato ou negócio bilateral entre o possuidor anterior e o posterior, ou quando a lei dispuser dessa forma. Essa forma se subdivideem:
o Tradição: Quando ocorre a entrega ou transferência da coisa, dispensando a necessidade de uma declaração expressa da vontade de transferir a posse, bastando possuir a intençãode transmitir por parte do antigo possuidor e a vontade de aceitar o bem, para que seja efetivada tal transmissão. Com isso, existem 3 modalidades:
▪ Real: Quando há a entrega...
tracking img