Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ato de nadar pode ser considerado uma das qualidades físicas que podem ter ajudado o homem na sua luta evolutiva, como uma forte capacidadeadaptativa o homem pode ter aprendido através de observação de outra espécie ou por dificuldades expostas pelos fenômenos naturais, mas ação deautopropulsão e auto-sustentação na água é uma das atividades mais inata do homem, e como exercício é um dos mais completos da atualidade, a ponto de exercer o simplesdivertimento ou a prática desportiva, pode ser utilizada como finalidade terapêutica na recuperação de atrofias musculares devido a ausência das forçasgravitacionais diretas.

EVOLUÇÃO DA NATAÇÃO

Os primeiros registos históricos que fazem referência à natação aparecem em Egito, no ano 5.000 a.C., naspinturas da Rocha de Gilf Kebir (LEWILLIE, 1983). Mas até o esplendor de Grécia, a natação não vai desprender dessa mera função de sobrevivência; é então quando anatação passa a ser uma parte mais da educação dos gregos (LEWIN, 1979; RODRÍGUEZ, 1997). Quanto à natação desportiva nos Jogos Olímpicos antigos, não existeconstância de sua prática; verdade é que as competições de natação são algo pouco freqüente (LEWIN, 1979), mas a natação sim tem uma grande importância notreinamento militar e como medida recuperadora para os atletas (JARDÍ, 1996).
Ao igual que em Grécia, em Roma a natação faz parte da educação dos romanos,existindo uma visão mais recreativa da água, exemplo disto é que dentro de suas termas, existiam piscinas a mais de 70 metros de longitude (LEWIN, 1983).
tracking img