Trabalho Epidemio Completo Com Percentunais

491 palavras 2 páginas
IMPACTO DA LEI No 10.826/03 NA MORBIMORTALIDADE POR ARMAS DE FOGO NO BRASIL DE 2003 A 2012

Ataline Barbosa de Lima; Gabriel Neves Farias; Nalygia Paula Paiva; Paula Denise de Oliveira Valença; Renata Ingrid Vieira Leal Dourado; Rodrigo Alves de Lira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU-UNINASSAU

INTRODUÇÃO:
Devido à transição do perfil epidemiológico no Brasil, a partir da década de 80, foi possível observar que as causas externas passaram a ser um grande fator contribuinte na morbimortalidade, em particular, aos atribuídos às armas de fogo. A criação da Lei Nº 10.826/03 visou a redução dessa problematização. A avaliação do impacto dessa política pública propõe subsidiar os critérios para modificações e direcionamentos das alterações necessárias para que a morbimortalidade atinja uma restrição significativa.

OBJETIVO:
Avaliar o impacto da Lei No 10.826/03 “Lei do Desarmamento” no período de 2003 a 2012 no Brasil em relação à morbimortalidade.

MÉTODO:
Trata-se de um estudo descritivo, realizado através da coleta de dados secundários do DATASUS-MS, Brasil, elencando os eventos desde o disparo acidental a intencional, por arma de fogo de baixo e grosso calibre, respectivamente, como também lesão autoprovocada por arma de fogo. A finalidade da pesquisa foi apresentar informações no que diz respeito às características como: unidade da federação, sexo, faixa etária e região geográfica do Brasil com o quantitativo das morbimortalidades causadas por armas de fogo no Brasil de 1998 a 2012 e caracterizar se ocorreu impacto positivo da Lei No 10.826/03 sobre esses eventos. Os dados foram processados pelos softwares Windows Excel e TABWIN. Utilizou-se como literatura de referência o acesso as bases de dados eletrônicas Scielo, Lilacs e Pubmed, para subsídios do estudo.

RESULTADOS:
Com o advento da Lei Nº 10.826/03 foi possível observar que a maioria dos dados referentes à Unidade da Federação mostrou-se elevados, mesmo depois de sua aplicação. Tem-se como exemplo,

Relacionados