Trabalho engsoft bliblioteca

349 palavras 2 páginas
Linguagem de Programação Visual

Marcelo Adriano Perecim

Sistema de Biblioteca
A Biblioteca de uma Instituição de Ensino Superior (IES) necessita de um Sistema
Informatizado para o Cadastro dos Livros de seu acervo, onde para cada livro deverão estar armazenadas as seguintes informações: Primeiro Autor e Demais Autores, Título da Obra, Editora,
Ano de Publicação, Código ISBN, Idioma, Área e Subárea Data do Tombo e Código de Catalogação.
A atividade de incluir tais informações sobre um livro no Cadastro ou a alteração de algum dado sobre os mesmos é de responsabilidade dos Bibliotecários.
Uma vez armazenados em uma Base de Dados, tais obras precisam ser consultadas pelos
Usuários da Biblioteca (Alunos, Professores e Outros), pelo sobrenome dos Autores (do Primeiro ou dos Demais), ou pelo Título (o título completo ou palavras presentes nesses títulos), ou para se saber quais os títulos de uma determinada Área ou Subárea.
Identificado um livro, os Bibliotecários, também precisam realizar consultas para saber o seu
Código de Catalogação, que geralmente identifica a posição, estante e prateleira onde o mesmo se encontra na Biblioteca, e também precisam verificar se o livro está presente ou foi retirado por empréstimo, a data de retorno para o exemplar e , ainda, se há outros exemplares desse livro, bem como a situação desses.
Para que a pessoa possa retirar o livro, esta deve ter os seus dados cadastrados em um banco de dados. Esses dados são: código, nome, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, curso e semestre. O funcionário da biblioteca também tem um cadastro com os dados: código, nome, endereço, telefone, data de nascimento, cargo, data da contratação, salário.
Para efetuar uma retirada deve ser informado o título do livro, o código da pessoa, a data da retirada, a data de retorno, e o código do funcionário. Estes dados devem estar disponíveis para impressão. Deve ser usada na implementação a pesquisa por SQL. O sistema deve

Relacionados