Trabalho empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA /UNIDERP- CAMPO GRANDE

DISCIPLINA : EMPREENDEDORISMO

1º. SEMESTRE DE 2012- TURMAS : N10(ADM/C.C.)

PROF. : JULIO FERNANDES



AULA 3- CAP. 4: 08/03(ADM) E 13/03(C.C.)

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO



OPORTUNIDADESNA INTERNET

TUDO ERA MARAVILHOSO E SEM LIMITES NO MUNDO DAS PONTOCOM (EMPRESAS BASEADAS NA INTERNET) NE SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1990 ATÉ O FATÍDICO 11 DE MARÇO DE 2000, QUE FICOU CONHECIDO COMO O ESTOURO DA BOLHA DAS EMPRESAS PONTOCOM NA NASDAQ (BOLSA DE VALORES DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS). JÁ FAZ PARTE DA HISTÓRIA, MAS SEU IMPACTO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA OEMPREENDEDORISMO DA NOVA ECONOMIA PERMANECERÃO POR MUITOS ANOS. NO AUGE DAS PONTOCOM (1999-2000), O SONHO DE MUITOS JOVENS ERA ALCANÇAR A APOSENTADORIA COM MENOS DE 30 ANOS DE IDADE, GANHANDO MUITO DINHEIRO E CURTINDO A VIDA. ISSO TUDO FOI MOTIVADO PELOS CONSTANTES “CASOS DE SUCESSO” DE JOVENS EMPREENDEDORES AMERICANOS QUE CRIARAM UM SITE NA GARAGEM DA CASA , E EM MENOS DE UM ANO MUDARAM DE VIDA, OU MELHOR,TORNARAM-SE EMPREENDEDORES NO PAPEL, COM MUITAS AÇÕES DE EMPRESAS COM VALORES DE MERCADO EXTRAORDINÁRIOS, MAS EM MUITOS CASOS SEM UM ÚNICO CENTAVO DE RECEITA.



NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 11 DE MARÇO DE 2000 A 9 DE OUTUBRO DE 2002 O ÍNDICE NASDAQ PERDEU 78% DE SEU VALOR, UM RECORDE NA HISTÓRIA. O NÚMERO DE I.P.O.s( Initial Public Offering- OFERTA PÚBLICA INICIAL DE AÇÕES) DECLINOU DE 457PONTOS EM 1999 PARA 76 PONTOS EM 2001. A VALORIZAÇÃO EXCESSIVA DAS EMPRESAS PONTOCOM NO MERCADO NORTE-AMERICANO E, POR CONSEQUÊNCIA, NOS DEMAIS MERCADOS MUNDIAIS MOSTROU-SE INSUSTENTÁVEL E A BOLHA ESTOUROU. MUITAS EMPRESAS BASEADAS NA INTERNET COMEÇARAM A FALIR TANTO NOS ESTADOS UNIDOS COMO NA EUROPA, E TAMBÉM NO BRASIL.

PESQUISAR MAIS SOBRE A BOLHA DE 2000, COMENTAR AMAZON, COMENTAR GOOGLE EFACEBOOK- IPO, ETC...



MODELOS DE NEGÓCIOS NA WEB

A PARTIR DAQUI PEGAR INFORMAÇÕES DO LIVRO (PAG. 77 A 82) E DO CAPÍTULO 9 DESTE ARQUIVO CUJO CONTEUDO FOI DADO EM ADM. APLICADA.



AULA 6- GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS



19/10/2011





INTRODUÇÃO






NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE, UM FATO (ENTREMUITOS) FOI MARCANTE: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. UMA ACENTUADA TRANSFORMAÇÃO FOI OCORRENDO NA VIDA DAS PESSOAS, NAS SUAS FORMAS DE PENSAR, NAS FORMAS DE AGIR E O TEMPO E A TECNOLOGIA FORAM RESPONSÁVEIS POR ESTA MUDANÇA.




A MÁQUINA A VAPOR, A IMPRENSA, A ELETRICIDADE, A "REVOLUÇÃO" DE FORD, TAYLOR E TANTAS OUTRAS IDÉIAS QUE REVOLUCIONARAM UMA ÉPOCA, INFLUENCIANDO NA MUDANÇA DE ROTINAS EQUEBRANDO PARADIGMAS DE GERAÇÕES. HOJE, EM UM NOVO MILÊNIO, PODE-SE CONSTATAR UMA NOVA ERA, QUE MUITOS CHAMAM DE "TERCEIRA REVOLUÇÃO", A "REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO", OU AINDA, "TERCEIRA ONDA" COMO DIZ ALVIN TOFFLER.




ESTA É UMA ERA COM TANTAS INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS, QUE MUITAS EMPRESAS SE VÊEM PERDIDAS, COMO SE ESTIVESSEM EM UM NAVIO À DERIVA, A PROCURA DE "NOVAS TERRAS" PARA FIXAR AS"SUAS BANDEIRAS". NA MAIORIA DOS CASOS, ESTAS NOVAS DESCOBERTAS CAUSAM TANTO IMPACTO NA CULTURA DESTAS ORGANIZAÇÕES, NO MODO DE AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS QUE ALI ATUAM, QUE VÃO SENDO REPENSADOS, POUCO A POUCO, TODOS OS VALORES QUE NORTEARAM E AINDA NORTEIAM A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL DAQUELAS PESSOAS, QUE DE UMA CERTA FORMA, SÃO AS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO OU FRACASSO DASEMPRESAS ONDE ATUAM.




PARA SE ADAPTAREM A UM NOVO MODELO ORGANIZACIONAL, MUITAS EMPRESAS ESTÃO MUDANDO AS SUAS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS E OUTRAS NOVAS ESTÃO SURGINDO COM UMA VELOCIDADE IMPRESSIONANTE.






ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS: O NOVO MODELO



AS ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS SÃO CRIADAS PARA SE ATINGIR UMA META OU ATENDER A UMA NECESSIDADE DE MERCADO ESPECÍFICA. SÃO CONSTITUÍDAS DE...
tracking img