Trabalho emile durhkein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista por Emile Durhkeim, Karl Max e Max Weber.

Segundo Durkheim a Sociologia é o estudo dos fatos sociais, que se
Distinguem por características: coersitividade, generalidade e exterioridade.
A coersitividade é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, os levando a se conformar às regras da sociedade em que vivem” (COSTA, 1997,p. 59). Outra característica do fato social é a generalidade, explicado como sendo um fato que se repete ou se aplica a todos os indivíduos, manifestando uma coletividade. Por exemplo: todos os indivíduos moram em uma casa, todos usam roupas.
Por fim, a exterioridade: os fatos, os costumes, as normas de conduta, são anteriores à existência do indivíduo e as mesmas precisam ser adotadas para quehaja aceitação social, sem importar a sua subjetividade. Socialmente, é como se existissem dois de nós em nós: “ser individual”, referente apenas a nossa pessoa e “ser social” que é o conjunto de crenças, de hábitos, de valores; o indivíduo faz parte
Da sociedade e uma parte da sociedade faz parte dele. A sociedade só existe em sua plenitude em conjunto.
A solidariedade é a maneira pela qualas pessoas estão ligadas e unidas, havendo duas formas: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é característica da sociedade pré-capitalista, na qual as ligações são por meio das crenças e costumes, há pouca divisão do trabalho, as pessoas se unem baseadas nas semelhanças, e a consciência coletiva é mais forte e extensiva a um número maior de pessoas, existindo maior consenso. Poroutro lado, a solidariedade orgânica já é uma característica da sociedade capitalista moderna e sua principal característica é a divisão de trabalho, que causa interdependência entre os indivíduos e suas crenças, costumes ou preferências não aparece como co-relação. Assim sendo: indivíduos desempenham funções diferentes; existe uma dependência entre as pessoas; a divisão de trabalho é a soluçãopacífica para a competição na luta pela vida; e há uma margem maior de liberdade para pensar e agir.
Nesse contexto, ocorre o enfraquecimento da consciência coletiva e o
Fortalecimento do individualismo; e quebram-se as regras coletivas, em decorrência de uma maior interpretação individual ou grupal dessas regras, causando conflitos sociais.
No que se refere ao materialismo histórico desenvolvidopor Marx, este foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como no da política (COSTA, 1997). Marx acreditava numa transformação política, por isso suas obras foram escritas para o acesso de todos os homens e não apenas de estudiosos ou culturalmente privilegiados.
A crítica de Marx ao meio de produção capitalista apontava as injustiças sofridas pelostrabalhadores:
Na realidade o capitalismo trouxe progresso e riqueza apenas para algumas pessoas, pois as indústrias desenvolviam-se de tal modo que seus proprietários (burgueses ou empresários) ficavam riquíssimos e poderosos; no entanto, a classe trabalhadora que fabricava todos os bens recebia um salário miserável.
O processo de modernização, pelo qual a sociedade passou, mostra que ocapitalismo e todo o processo de produção dominaram a vida, de tal forma que não havia espaço para o tempo livre; este somente acontecia para regenerar as forças. O tempo ocioso ganhou uma conotação maldosa de inutilidade, e de preguiça.
Para Marx a liberdade era um ponto fundamental do trabalho. Ele afirmava que trabalhar era uma atividade coletiva, mas servia para o homem realizar-se a si mesmo. Otrabalho alienado traz a miséria e o trabalhador afunda até um nível de mercadoria das mais deploráveis, fazendo a miséria do trabalhador aumentar junto com sua força de produção. Alienar é tornar alheio, transferir para outro o que é seu
(MARX, 1844).
Com a divisão do trabalho, por exemplo, as linhas de montagem, a alienação se intensificou. Antes o produtor sabia todas as etapas da...
tracking img