Trabalho Embriologia Per Odo Fetal

1685 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

A Embriologia Humana é a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento do ser humano, desde o zigoto que consiste em uma célula que contém metade dos cromossomos do pai e a outra metade da mãe, até o nascimento. O desenvolvimento humano é um processo contínuo e a maior parte das mudanças ocorre durante os períodos embrionários e fetais.
O período fetal começa nove semanas após a fecundação e termina com o nascimento. Ele se caracteriza pelo rápido crescimento do corpo e diferenciação dos tecidos e sistemas de órgãos. (MOORE; PERSAUD, 2008, p. 111)
A transformação de embrião em feto é gradual, porém bastante relevante, pois significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível, com todos os sistemas importantes já formados.

2 PERÍODO FETAL: DA NONA SEMANA AO NASCIMENTO

2.1 Da nona à décima segunda semana

No início da nona semana, a cabeça constitui quase a metade do Corpo do feto. Em seguida, há uma rápida aceleração do crescimento do comprimento do corpo, e, no final de 12 semanas, o Corpo já é mais que o dobro. Com 9 semanas, a face é larga, os olhos estão muitos separados, as orelhas tem implantação baixa e as pálpebras estão fundidas. No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas relativamente pequenas. No fim de 12 semanas, os membros superiores quase alcançam seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores ainda não estão tão bem desenvolvidos e são um pouco mais curtos do que seu comprimento relativo final. A genitália externa de homens e mulheres não está na sua forma fetal madura ate a 12° semana. As alças intestinais são claramente visíveis na extremidade proximal do cordão umbilical na metade da 10° semana. Na 11° semana, o intestino já retornou para o abdome.
No início do período fetal, o fígado, é o principal local da eritropoese (formação dos glóbulos vermelhos do sangue). No final da 12° semana, esta atividade diminui no fígado e começa no baço. A formação de urina começa entre a

Relacionados

  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas