Trabalho embarcações propulsao naval codog e cogog

2051 palavras 9 páginas
Propulsão naval é qualquer meio de produção de energia mecânica que permita o deslocamento de embarcações. Os sistemas de propulsão para navios e barcos variam de simples remos a grandes motores a diesel do mundo ou mesmo de propulsão nuclear. Esses sistemas se dividem em três categorias: de propulsão humana (o remo), vela, e de propulsão mecânica.

Durante muito tempo, a vela foi o principal meio de propulsão das embarcações, até o surgimento do motor a vapor no século XIX. No início, novamente uma solução híbrida foi adotada, a vela era utilizada durante o cruzeiro e o vapor para atingir velocidades maiores. Enquanto os ventos eram gratuitos, os motores a vapor exigiam grandes quantidades de carvão, o que ainda diminuía a carga útil do navio. Inicialmente o motor acionava uma grande roda na lateral do navio, esta roda atrapalhava o manuseio das velas e a faina do navio. Este problema só foi resolvido com a invenção da hélice por John Ericsson. No início do século X, com o aumento dos navios, a criação de embarcações totalmente metálicas e a hélice, o motor a vapor se firmou como principal meio de propulsão naval.

Com o desenvolvimento do motor a diesel, este substitui o motor a vapor, pois os motores de combustão interna possuem maior rendimento. Uma menor quantidade de diesel era necessária em peso e volume do que o carvão, aumentando a capacidade de carga das embarcações. Contudo, cerca de 9% dos navios modernos utilizam motores diesel alternativos. A rotação do eixo de manivela pode alimentar o hélice diretamente para motores de baixa velocidade, através de uma caixa de engrenagens para motores de alta velocidade e médias, ou através de um alternador e motor elétrico em navios diesel-elétrico .

Os motores dieseis marinhos entraram em uso em 1903. Os motores a diesel logo ofereceram uma maior eficiência do que a turbina a vapor, mas por muitos anos teve uma relação potência-espaço inferior. Navios movidos por motores a diesel de média ou de alta

Relacionados

  • naval
    2312 palavras | 10 páginas
  • Fordefesa5
    49661 palavras | 199 páginas