Trabalho em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

claudiana marques araujo
ivonildes carneiro mascarenhas reis
janesuele silva firmo
patricia da silva santos

o homem de vocação política

serrinha
2012

claudiana marques araujo
ivonildes carneiro mascarenhas reis
janesuele silva firmo
patricia da silva santos

o homem de vocação política

Trabalho apresentado ao Curso deServiço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de formação:questão Social, Ciência Politica, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III e Economia politica.

Prof. Ângela Santini,Marco Rossi,Paulo Sergio Aragão,Sergio de Goes Barboza

serrinha
2012
INTRODUÇÃO
A política é uma relação entre seres humanos diferentes eplurais, tendo por isso caráter conflituoso.
Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem consequências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualqueraspecto da vida, significa deixar que os outros escolhessem por nós.
A nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos partes integrantes da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Devemos jogar lixo nas ruas ou não,podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.
Não podemos confundir que política é simplesmente o ato de votar. Estamos fazendo política como tomamosatitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando com a família ,amigos após uma "pelada" de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "FEBEM" da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? Ou o Código do Consumidor? A nossa Constituição, nempensar e grande demais. E que dizer das leis transito que estamos a todo o momento desrespeitando?

DESENVOLVIMENTO
A política está presente quotidianamente em nossas vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidade especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa"cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com de milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que se somarmos constituem a maioriada população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente (no sentido grego da palavra) pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.

A política representa a tenacidade das boas intenções, uma vez que a liderança consiste num constante aperfeiçoando, em que o líder não precisa ser apenas líder,mas um herói. A fraternidade entre os homens, no, entanto, é realidade partindo-se do ponto de vista de que as alianças devem ser conduzidas por uma causa justa e de beneficio coletivo, regenerando e egocentrismo e, principalmente o rompimento de certos padrões comuns e as múltiplas realidades que os cercam.
Dentro desta vocação política, a ética da convicção e a ética da responsabilidade não se...
tracking img