Trabalho em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Pedagogia

Carla de Souza Caldeira

Produção textual interdisciplinar em grupo
O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos

Ribeirão das Neves
2011

Carla de souza caldeira

Produção textual interdisciplinar em grupo
O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade: relações Étnico- Raciais.

Professores orientadores: Daniele Fioravante, Vilze Vidotti, Lilian Salete Alonso e Fábio Luiz da Silva.
Tutor Eletrônico: Maria Roseli da Silva
Tutor de Sala:Ribeirão das Neves
2011


A historia de Luisinho é muito comum nos dias de hoje, por que a vida anda muito corrida, muitas coisas tem acontecido ao mesmo tempo, e as vezes as pessoas ficam ate meio perdidas emmeio a tantas novidades.
O pai de luisinho foi promovido no serviço e teve que mudar de estado, tudo agora era novidade, morar em uma cidade com praias bonitas, conhecer outra cultura, isso tudo deixou a familia muito empolgada, com tantas novidades.
A mãe de Luisinho matriculou ele no novo colegio, e tudo era noo na vida desse aluno.Mesmo com toda essa empolgação do inicio, existe todo um processode adaptação pelo qual o aluno tem que passar.
Novos colegas, novos professores, um novo ambiente escolar, tudo é novidade.Mas nem sempre é facil se adaptar a tantas novidades de uma hora para para outra.
Foi então que a mãe de Luisinho, começou a perceber a mudança de comportamento de seu filho, seu desinteresse em ir para a escola, sua maneira de agir, sempre quieto, sozinho, sem amigos .Foiquando sua mãe lhe perguntou o motivo de tanta tristeza, e Luisinho confessou que não gostava dos alunos da sala, e nem da professora.
Com todos esses problemas a mae de Luisinho procurou a pedagoga da escola para que juntas pudessem ajudar Luisinho neste processo de adaptação.
A pedagoga da escola ficou surpresa, pois ainda não havia notado nenhum problema com o aluno, mas que a partirdaquele momento iria observar seu comportamento em sala de aula, seu relacionamento com os demais alunos e com a professora, e seu aprendizado em sala de aula.
Depois de certo tempo observando o aluno Luisinho a pedagoga, notou que ele não estava conseguindo se adaptar a uma nova cultura, ao novo ambiente escolar, e aos novos colegas de sala.Sendo assim ela se propos a ajuda-lo no que fosse precisopara que se sentisse mais a vontade nesse ambiente de aprendizagem.
Nem todos os alunos que mudam de cidade, escola ou de algum ambiente onde já estava acostumado, se adaptam com facilidade, são formas diferentes de lidar com as pessoas, culturas diferentes, jeito de pensar e agir etc.
Neste momento de tantas novidades, esse aluno precisa muito do apoio da escola, dos professores, dos pedagogos ede todos que fazem parte desse ambiente e tambem da familia que é muito importante neste momento.
A pedagoga da escola de Luisinho, constatou que uma das dificuldades do aluno era a de se comunicar com os colegas de sala e com a professora, sendo assim a disciplina de comunicação e linguagem, pode ajudar muito esse aluno a se comunicar melhor com seus colegas, apesar das diferenças culturais, aforma de se relacionarem uns com os outros e a melhorar esse convivio entre ambos.
Luisinho tambem estava com dificuldades em se relacionar com a professora e os colegas, não tinha afetividade, dialogo e quase nunhum contato.Neste momento a psicologia da educação pode ajudar muito esse aluno a refletir sobre seu comportamento diante das dificuldades do dia a dia, seu desenvolvimento escolar, em...
tracking img