Trabalho em altura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É toda a atividade executada acima de 2 metros do piso de referência. As quedas em trabalhos de altura principalmente na construção civil, representam a maior causa de mortalidade por acidentes não apenas no Brasil, mas provavelmente em todo o mundo. As medidas de proteção coletiva contra quedas de altura são obrigatórias e prioritárias. Em locais onde isso não for possível, o trabalhador deveusar o cinto de segurança do tipo pára-quedista.
O risco de queda existe em vários ramos de atividades, devemos intervir nestas situações de risco regularizando o processo e tornando os trabalhos mais seguros.


Medidas de proteção coletiva são aquelas adotadas para neutralizar riscos presentes no meio ambiente de trabalho. A falta de proteção em situações de risco de quedas de alturaconstitui-se na causa principal do elevado numero de acidentes fatais, vitimando centenas de trabalhadores a cada ano. Com isso, pode-se concluir que a execução de medidas de proteção contra quedas de altura tem uma importância muito grande no que se refere à prevenção de acidentes, pois quedas de altura é uma das principais formas de acidentes em canteiros de obras.
A norma regulamentadora NR 18apresenta o item 18.13 que trata das medidas de proteção contra quedas de altura estipulando a obrigatoriedade de instalação de EPC, tratando das proteções em aberturas de pisos, de beirada de lajes, das dimensões para o guarda-corpo rodapé e das plataformas de limitação de quedas de materiais.
Segundo a norma, a instalação de proteção coletiva é obrigatória não só onde houver risco de queda detrabalhadores, mas também quando existir perigo de queda ou de projeção de materiais. A proteção contra quedas não inclui apenas as estruturas montadas no local de trabalho e em maquinas e equipamentos, mas também o conhecimento e implantação de normas e procedimentos de trabalho destinados a evitar qualquer situação que apresente risco.
As medidas de proteção da norma em questão sãoapresentadas em doze itens, com seus respectivos subitens, devidamente mostrados com seus requisitos e procedimentos.

18.13. Medidas de proteção contra quedas de altura

18.13.1. É obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais.

18.13.2. As aberturas no piso devem ter fechamento provisório resistente.


18.13.3. Os vãos deacesso às caixas dos elevadores devem ter fechamento provisório de, no mínimo, 1,20m (um metro e vinte centímetros) de altura, constituído de material resistente e seguramente fixado à estrutura, até a colocação definitiva das portas.

18.13.4. É obrigatória, na periferia da edificação, a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais a partir do início dos serviçosnecessários à concretagem da primeira laje.

18.13.5. A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:

a) ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário; (118.240-4 / I4)

b) ter rodapé comaltura de 0,20m (vinte centímetros); (118.241-2 / I4)

c) ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura. (118.242-0 / I4)



18.13.6. Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira lajeque esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno. (118.243-9 / I4)



18.13.6.1. Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade. (118.244-7 / I4)...
tracking img