Trabalho em altura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4

RESUMO

Acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. Os acidentes de trabalho são eventos que, em princípio, podem ser evitados com o controle dos ambientes e das condiçõesde trabalho. Desta forma, qualquer nível de ocorrência deveria ser considerado como prioritário para a prevenção. Trabalho em altura é sempre uma grande preocupação para os profissionais de Segurança do Trabalho. Além dos riscos inerentes à atividade em si, existem ainda fatores externos que contribuem para a intensificação dos riscos. Grande parte dos acidentes envolvendo trabalho em altura sãofrutos da falta de uma análise detalhada da tarefa, a análise prévia, pois é nessa fase que se identifica e corrigem se os possíveis riscos. Outra parte dos acidentes é causada por falhas humanas – seja por inexperiência do executante, falta de treinamento ou mesmo pela negligência deste em relação às normas e procedimentos existentes. Desta forma foi criada uma nova norma brasileira que dizrespeito exclusivamente a trabalhos em altura. Esta NR tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a atividade.





10

1. INTRODUÇÃO

A segurança dentro da empresa é sinônima dequalidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores, além de financeiramente, também ser vantajoso, uma vez que ao implementar medidas como treinamento e infraestrutura de segurança exigem-se certos investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados. Realizar trabalhos em locais de diferença de nívelacarreta em grande risco para o trabalhador, já que este pode sofrer queda, e com isto causar sérios danos à saúde ou até mesmo situações de óbito, requerendo que inúmeros procedimentos sejam feitos para que todas as medidas de segurança sejam tomadas e evitem que esses trabalhadores se acidentem. Os riscos de queda existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas, sendonecessária uma intervenção nessas atuações de grave e iminente risco, regularizando o processo, de forma a tornar os trabalhos totalmente seguros. Com a crescente preocupação com a vida dos trabalhadores, atualmente muita coisa tem sido feita para evitar que acidentes de trabalho ocorram dentro de uma indústria, porém ainda existe um número muito grande de situações em que ocorrem, colocando a vida emrisco dos empregados por uma série de motivos, principalmente quando se trata de trabalho em altura, tema que será abordado neste trabalho. Assim, desde quando se tem conhecimentos acerca do funcionamento das indústrias, estas sempre tiveram preocupação em atingir máxima produção, porém sem levar em consideração todas as variáveis envolvidas na mesma, sendo a segurança do trabalhador dado pouco, ounenhum, enfoque, dando surgimento para os chamados acidentes de trabalho. Segundo a Lei 8.213/91, art. 20, do Instituto Nacional de Previdência Social, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou aredução da capacidade para o trabalho. Consideram-se também como acidente do trabalho:


11

a) a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social; e,
b) a doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função...
tracking img