Trabalho em altitude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução
Considerando que trabalho em altura é qualquer atividade que o trabalhador atue acima do nível do solo.
Para trabalhos em altura acima de 2 metros é obrigatório, além dos EPI’s básicos a utilização do cinturão de segurança tipo paraquedista.
Para a realização de atividades em altura os trabalhadores devem:
• Possuir os exames específicos da função comprovados no ASO –Atestado de Saúde Ocupacional (o ASO deve indicar explicitamente que a pessoa está apta a executar trabalho em local elevado);
• Estar em perfeitas condições físicas e psicológicas, paralisando a atividade caso sinta qualquer alteração em suas condições;
• Estar treinado e orientado sobre todos os riscos envolvidos.
Os equipamentos utilizados para o trabalho em altura são:

2 - Equipamentosutilizados para trabalho em altura

2.1 - Cinturão de segurança tipo paraquedista:

O cinturão de segurança tipo paraquedista fornece segurança quanto a possíveis quedas e, posição de trabalho ergonômico. É essencial o ajuste do cinturão ao corpo do empregado para garantir a correta distribuição da força de impacto e minimizar os efeitos da suspensão inerte.

2.2 - Talabarte de segurança tiporegulável:

Equipamento de segurança utilizado para proteção contra risco de queda no posicionamento nos trabalhos em altura, sendo utilizado em conjunto com cinturão de segurança tipo paraquedista.
O equipamento é regulável permitindo, que seu comprimento seja ajustado.

2.3 - Talabartes de segurança tipo y com absorvedor de energia

Equipamento de segurança utilizado para proteçãocontra risco de queda na movimentação no trabalho em altura.

2.4 - Dispositivo trava quedas

É um dispositivo de segurança utilizado para proteção do empregado contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal, quando utilizado com cinturão de segurança tipo paraquedista.

2.5 - Fita de ancoragem

É um dispositivo que permite criar pontos de ancoragem da corda de segurança.2.6 – Mosquetão

É um dispositivo de segurança de alta resistência com capacidade para suportar forças de 22KN no mínimo. Tem a função de prover elos e também funciona como uma polia com atrito.
Para contar com a máxima resistência do equipamento, deve-se dar atenção ao uso e a manutenção.
A resistência do mosquetão varia com o sentido de tração, sendo mais resistente pelas extremidadesdo que pelas laterais. Não deve sofrer torções, por isso deve ser instalado corretamente, prevendo-se a forma como será solicitado sobtensão ou dentro de um sistema que deterá uma queda.

2.7 – Corda de segurança (linha de vida)

2.7.1 – Cordas dinâmicas

São cordas kernmantle de alto estiramento (alongamento), fabricadas para ter elasticidade de 6 % a 10% com uma carga de 80 kg e de 40%com carga de ruptura. Esta característica lhe permite absorver o impacto em caso de queda do trabalhador sem transferir a força do impacto, evitando assim lesões. É importante usar uma corda de boa construção para situações em que o fator de queda seja elevado. Porém, uma corda que alonga pode ser uma desvantagem quando utilizada para resgate, ou quando se precisa descer uma carga do alto de umprédio ou uma maca suspensa por corda em operação de resgate. Por outro lado, as cordas dinâmicas são menos resistentes à abrasão e desgaste.
2.7.2 – Cordas estáticas

É uma corda que possui uma alma de nylon de baixo estiramento (alongamento), sendo seus cordões internos os que aportam a maior resistência ao esforço.
Para que a resistência da corda seja consistente, estes cordões devem sercontínuos, sem emendas ao longo de toda a corda. Ao mesmo tempo, para garantir uma elasticidade mínima, estes cordões devem ser paralelos entre si, ao contrário das cordas dinâmicas em que são torcidos.

2.8 – Escadas

A escada portátil (ou de mão) deve ser adquirida de fornecedores cadastrados que atendam as especificações técnicas de cada empresa ( tamanho, capacidade máxima, etc ). São...
tracking img