Trabalho Elisana Escola Da Ponte Formatado Trabalhos Feitos

4298 palavras 18 páginas
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia

“A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR”: REFLEXÕES DA OBRA DE RUBEM ALVES

Trabalho apresentado à disciplina “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem” do 2º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientação: Profª Drª Elisana M. Machado de Souza.

Campinas/SP
2014

SUMÁRIO

1 Apresentação 4
2 A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR - SÍNTESE 5
3 AS DIFERENTES ABORDAGENS E SUAS RELAÇÕES COM A ESCOLA DA PONTE 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
5 REFERÊNCIAS 16

1 Apresentação

O presente trabalho teve como objetivo, descrever a leitura e a reflexão da obra de Rubem Alves, “A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que Pudesse Existir”, efetuando um comparativo com os temas vistos em aula.

2 A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR - SÍNTESE

A escola que sempre sonhei, que traz um espaço partilhado por todos, partilhado em um mesmo mundo, composto por seres humanos olhados como tal, biológica e socialmente capazes de comporem suas regras e crescerem juntos, no ritmo da vida, onde cada um abre mão de seus interesses em prol do interesse coletivo. Desde sua introdução cronista o autor traz a liberdade do crescimento individualizado em seus ideais, traz a capacidade deste desenvolvimento como caminho para o ensino. A importância da luz de nossos olhos em detrimento da luz de olhos alheios; olhar que critica a pedagogia diretiva, que critica um ensino que se apresenta pronto e desconsidera aquilo que cada um traz dentro de si; descarta as histórias e aprendizados da vida de cada ser. O olhar para dentro, permite a descoberta do percurso e não impões caminhos como quando se olha somente pra fora. Se o caminho se dissocia da experiência, torna-se apenas um trajeto, não um projeto. Antônio Machado afirmaria que são os caminhantes que

Relacionados