TRABALHO ELETRONICA II AMPLIFICADORES CLASSE G E T

857 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CURSO ENGENHARIA ELETRICISTA
DISCIPLINA – ELETRÔNICA II
5 PERIODO

TRABALHO SOBRE AMPLIFICADOR D e H

Rafael do Nascimento Bastos

Rio Branco AC - 2014
SUMÁRIO

1 ABORDAGEM GERAL: CLASSE G E H
2 ABORDAGEM ESPECIFICA
2.1 AMPLIFICADOR CLASSE G
2.1.1 RENDIMENTO
2.2 AMPLIFICADOR CLASSE H
2.2.1 RENDIMENTO
3 REFERÊNCIAS

1 ABORDAGEM GERAL: CLASSE G E H

São ambas variações da classe AB e foram criadas para melhorar a eficiência da classe original.
Na classe G temos as fontes de alimentação variáveis que são chaveadas conforme a solicitação do programa de áudio (em valores pré-fixados), evitando assim dissipação desnecessária. São usados diversos valores fixos de tensões nas fontes.

Na Classe H, um circuito modulador varia o tempo todo a tensão das fontes em função do programa, ficando apenas alguns volts acima da tensão necessária comandada pelo programa de áudio, aumentando ainda mais a eficiência.

Ambas as classes são usadas em amplificação de altíssimas potências, onde transformadores de força e dissipadores de potência podem se tornar fatores proibitivos na concepção e execução de um projeto. Seu rendimento é por volta de 85,9%.

São duas classes de amplificadores nas quais há um chaveamento de tensão de alimentação quando o sinal musical ultrapassa certo limite. Isso aumenta a eficiência e permite a obtenção de maiores potências para um dado tamanho e peso. Essa classe é bastante comum em áudio profissional. Apesar disso, reina no mercado profissional uma confusão considerável, pois amplificadores classe G são especificados como de H e vice-versa. Isso ocorre notadamente nos mercados europeu e americano.

2 ABORDAGEM ESPECIFICA
2.1 AMPLIFICADOR CLASSE G
O amplificador classe G utiliza um estágio de saída com transistores em série, sendo que, para baixas potências (pequenos níveis de sinais), os transistores externos ficam em off (cortados) e o estágio de saída funciona apenas com os

Relacionados