Trabalho eletrica - alternador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUTOR:

AULA SOBRE
ELÉTRICA E ELETRÔNICA

TESTES

TESTES
NOS ALTERNADORES SÃO FEITOS TESTES PARA VERIFICAR O SEU CORRETO FUNCIONAMENTO, PRINCIPALMENTE A CORRENTE GERADA EM DETERMINADASROTAÇÕES E A TENSÃO ELÉTRICA QUE DEVE SUPRIR OS CONSUMIDORES ELÉTRICOS E AINDA RECARREGAR A BATERIA DO VEÍCULO.

O ALTERNADOR

OS TERMINAIS
JUNTO AO MANCAL TRASEIRO DO ALTERNADOR (TAMPATRASEIRA) TEMOS OS TERMINAIS DE LIGAÇÃO COM O SISTEMA ELÉTRICO, OU AINDA CONECTORES ÚNICOS EM VEÍCULOS MAIS MODERNOS. HÁ LIGAÇÃO DA PLACA DE DIODOS COM A MASSA (DIODOS NEGATIVOS) E COM O POSITIVO DA BATERIA(DIODOS POSITIVOS).

IDENTIFICAÇÃO
TERMINAIS: B+ LIGADO AO POSITIVO BLIGADO À MASSA D+ LIGAÇÃO À BATERIA PASSANDO PELA LÂMPADA DO PAINEL E COMUTADOR DE IGNIÇÃO

TAMPA TRASEIRA

DETALHES DOREGULADOR
PARTINDO DO BORNE D +, PASSA UMA CORRENTE ELÉTRICA NA BASE DO TRANSISTOR CHEGANDO AO BORNE D +. COM ISSO O TRANSISTOR SE TORNA UM CONDUTOR E A CORRENTE DE EXCITAÇÃO VAI DE D – PARA D +,ASSIM O ALTERNADOR ATINGE SUA EXCITAÇÃO TOTAL AUMENTANDO A TENSÃO.

... CONTINUANDO
ESTA TENSÃO CHEGA AO DIODO Z, QUANDO ATINGIR UM VALOR MÁXIMO ESTE SE TORNARÁ CONDUTOR, LIGANDO O TRANSISTOR DECOMANDO. ASSIM NÃO HAVERÁ PASSAGEM DE CORRENTE NA BASE, POIS SERÁ ABERTO O CIRCUITO DA CORRENTE DE EXCITAÇÃO. A TENSÃO BAIXARÁ PARA O VALOR TEÓRICO.

DICA
O CONTROLE DE TENSÃO EFETUADA PELO REGULADORSE REPETE CONTINUAMENTE E EM UMA SEQUÊNCIA MUITO RÁPIDA, O QUE RESULTA EM UMA TENSÃO REGULADA COM MUITA PRECISÃO. AO TESTAR A SAÍDA DA TENSÃO NO REGULADOR D + SERÁ DIFÍCIL PERCEBER ESTAS VARIAÇÕES. TESTE DE TENSÃO
PARA O TESTE DE TENSÃO DE RECARGA E ALIMENTAÇÃO DO ALTERNADOR, FAÇA UMA LIGAÇÃO EM PARALELO COM UM MULTÍMETRO NA ESCALA VOLTS, ENTRE O TERMINAL DA BATERIA (GARRA PRETA) E O TERMINALD + (GARRA VERMELHA). O VALOR COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO DEVE ESTAR ENTRE 13,8 à 14,8 Volts.

MULTÍMETRO

ESCOLHA A ESCALA

DETALHE
A MEDIÇÃO DIRETAMENTE NA BATERIA PODE SER UM POUCO...
tracking img