Trabalho efa adn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nestas breves páginas iremos falar um pouco sobre o A.D.N.
Iremos explicar o que é o A.D.N., o quanto é importante o seu conhecimento e em que áreas é importante este conhecimento.

O que é o ADN?
Esta questão certamente que é colocada por muitas das pessoas que ouvem falar nesta sigla.
O ADN cujo nome é ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico cujas moléculas contêm asinstruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contém as informações genéticas são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informaçãogenética.
Do ponto de vista químico, o ADN é um longo polímero de unidades simples (monómeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formado por moléculas de açúcares e fosfato intercalados, unidos por ligações fosfodiéster. Imagem 1
Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas. A sequência de bases ao longo da molécula de ADN constitui a informaçãogenética. A leitura destas sequências é feita através do código genético, que especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. A tradução é feita por um ARN mensageiro que copia parte da cadeia de ADN por um processo chamado transcrição e posteriormente a informação contida neste é "traduzida" em proteínas pela tradução. Embora a maioria do ARN produzido seja usado na síntese de proteínas,algum ARN tem função estrutural, como por exemplo o ARN ribossômico, que faz parte da constituição dos ribossomos.
Dentro da célula, o ADN pode ser observado numa estrutura chamada cromossoma durante a metáfase. O conjunto de cromossomas de uma célula forma o cariótipo. Antes da divisão celular os cromossomas são duplicados através de um processo chamado replicação. Os Eucariontes como animais,plantas e fungos têm o seu ADN dentro do núcleo enquanto procariontes como as bactérias o têm disperso no citoplasma. Dentro dos cromossomas, proteínas da cromatina como as histonas compactam e organizam o ADN. Estas estruturas compactas guiam as interacções entre o ADN e outras proteínas, ajudando a controlar que partes do ADN são transcritas.
Imagem 2
O ADN é responsável pela transmissão dascaracterísticas hereditárias de cada ser vivo.


Imagem 3

Em que áreas é importante o conhecimento do ADN?
O ADN é muito importante em várias áreas, uma das que nos vem imediatamente a memória é na criminologia, devido ao aumento de series televisivas alusivas a investigações criminais onde é recorrente a identificação pelo ADN.
Mas também na vida real é um processo normalem investigações criminais. Os cientistas dispõem de meios para extrair das amostras de material mais pequenas, como o cabelo, o sangue, saliva ou mesmo sémen (no caso dos violadores) o que é, efectivamente, um bilhete de identidade biológico. Ao longo dos anos, os laboratórios europeus desenvolveram técnicas diferentes, muitas vezes incompatíveis, de identificação médico-legal pelo ADN. E mesmoassim é uma das técnicas mais fiáveis para identificação de corpos ou mesmo criminosos que podem deixar vestígios do seu ADN no local onde foi cometido o crime.

Imagem 4
Análise de perfis genéticos é capaz de confirmar se sangue, esperma ou fio de cabelo de suspeito é idêntico ao encontrado no local do crime com 99,99% de certeza.

-Outra das áreas em que é importante o conhecimento do ADNé na medicina, e um dos primeiros exemplos que todos nós conhecemos e que certamente será dos primeiros que nos vem à memória é o dos testes de paternidade, que consiste na recolha de material da criança para análise este material pode ser desde unhas cortadas, cabelo com raiz, (se for cortado já não serve) mucos, urina etc., para análise do código genético e comparação com o ADN do pai. Este...
tracking img