Trabalho economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FAeC - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABÉIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS

SILVELINE VITORIA DE ALMEIDA FRANÇA

O Mercosul e seus efeitos para o Brasil.

CUIABÁ-MT
2008

SILVELINE VITORIA DE ALMEIDA FRANÇA

O Mercosul e seus mpactos para o Brasil.

Trabalho apresentado ao professorAntônio Humberto como requisito básico obtenção de nota da disciplina de Economia Brasileira.

Cuiabá

2008

Introdução

O presente trabalho pretende focar e valorar os efeitos que o surgimento do MERCOSUL trouxe para o Brasil ,na realidade globalizada em que vivemos a de se ressaltar as grandes transformações ocorridas, em especial com a união de países na formaçaô de blocos econômicoscomo o MERCOSUL que surge como uma busca incessante pela integração dos ampliação de mercado em busca do crescimento econômico.
O Mercosul - Mercado comum do sul , é um bloco econômico formado por quatro países: Argentina,Brasil,Paraguai e Uruguai.

Os efeitos do mercosul para o Brasil

O modelo econômico implantado no Brasil gerou uma certa desigualdade comercial e financeira. e apartir dos anos 90que o governo possibilitou inúmeras medidas diversificando assim o mercado interno e externo com objetivo principal de inserir-se no contexto de modernização em prol de obter avanços comerciais Desse modo com o surgimento do MERCOSUL , foram adotadas pelos integrantes dos blocos e pelo Brasil algumas medidas como o controle da inflação e liberação nas áreas cambiais e tarifarias comessas e outras medidas foi possível dinamizar a comercialização desses países.
Em relação aos impactos que o MERCOSUL produziu em países como o Brasil por possuir regioes extremamente diversificadas os impactos serão a regados conforme nível regional,social e setorial é preciso então analisar a superposição dessas regiões e as reações que elas geram. Tais efeitos diferenciados como o Brasilconsiderado como um pólo moderno com relação a agricultura , a argentina também apresenta desigualdades entre as regioes umas mas evoluídas e outras menos, levando em consideração essas diferenças existentes entre os países retoma-se a idéia de crescimento econômico regional pois são essas as marcas de uma antiga crise como no caso da argentina e do Brasil , no Brasil por apresentar diferençassociais gritantes em relação ao Uruguai e argentina .

As vantagens do MERCOSUL

Quais as vantagens do Mercosul para o brasil?

A criação de blocos comerciais regionais constitui tendência que vem se consolidando há décadas. Nesse sentido, o Mercosul representa tanto um esforço de integração econômica que aproxima seus países membros dessa tendência mundial quanto um projeto de aproximaçãopolítica no Cone Sul. Ao integrar-se ao Mercosul, o Brasil ganha peso nas negociações internacionais, já que passa a negociar não mais individualmente, mas como bloco diante de outros blocos
econômicos. Seu poder de negociação é, portanto, potencializado. O bloco também representa um mercado potencial de 200 milhões de habitantes e um PIB acumulado de mais de 1 trilhão de dólares, o que o colocaentre as quatro maiores
economias do mundo, logo atrás do Nafta, União Européia e Japão. Por essa razão, o Mercosul é hoje um dos principais pólos de atração de investimentos do mundo

Dos aspectos positivos

- O Brasil conta com um grande e desenvolvido parque industrial, que supera os outros 4 países do bloco.
- O turismo, que em Santa Catarina atrai uma grande quantidade de Argentinos noperíodo de verão; com o Mercosul cria-se uma integração maior neste setor.
- A entrada de produtos dos outros países com baixo custo que até certo ponto pode ajudar com que exista uma queda de preços já que existe uma competição pelo melhor preço e qualidade.
- As empresas de nosso estado e nossa região, como Sadia e Perdigão que poderão cada vez mais expandir seus mercados, já com o bloco...
tracking img