Trabalho do sistema wms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos sistemas WMS tem interface com sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), Planejamento de Recursos da Empresa (MRP) ou com outros tipos de softwares de gestão.

1 - Introdução
A coordenação e controle do fluxo de informação são de extrema importância para a Logística, desde a programação da produção, até a distribuição do produto ao cliente final. A tecnologia de informaçãopermite medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.
Os sistemas de informação unem as atividades logísticas em um processo integrado e têm-se mostrado fundamentais para essa transformação. Estes sistemas combinam software (sistemas e programas aplicativos)e hardware (computadores, dispositivos e periféricos).
Patterson et al. (2003), citado por Bandeira e Maçada (2008, p. 290), apontam18 aplicações de tecnologia da informação na Logística. Como exemplos podemos citar: código de barras; Electronic Data Interchange (EDI); Identificação via Radio Freqüência ou Radio Frequency Identification (RFID); e o Rastreamento de Frotas por Satélites ou Global Positioning System (GPS).
A integração de softwares, hardwares e equipamentos periféricos resulta nos chamados Sistemas deGerenciamento. O Sistema de Gerenciamento de Armazéns ou Warehouse Management System (WMS) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos dentro de um armazém ou Centro de Distribuição (CD), sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação.
Na década de 60 surgiram os primeiros sistemas denominados 'Planejamento das Necessidades de Materiais' ou Material RequirementPlanning (MRP). O MRP permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo serão necessários e em que momento.
A evolução do MRP ocorreu com o surgimento dos sistemas denominados 'Planejamento dos Recursos da Fabricação' ou Manufacturing Resources Planning (MRP II). O principal objetivo do MPR II é calcular e analisar de forma integrada todos os parâmetros que determinam aprodução de um determinado material, assim como verificar os recursos técnicos e humanos disponíveis para o pronto atendimento da produção (Souza, 2000).
Segundo Barros (2005), os sistemas de gerenciamento empresarial 'Planejamento de Recursos Empresariais' ou Enterprise Resource Planning (ERP) são considerados uma evolução dos sistemas MRP II, pois utilizam o mesmo modelo básico e permitem controlar osdemais recursos empresariais (recursos financeiros, recursos humanos indiretos, vendas, distribuição, etc.). A utilização do software de negócios ERP possibilita a uma companhia automatizar e integrar a maior parte de seus processos de negócio, compartilhar práticas e dados comuns através de toda a empresa e produzir e acessar informações em um ambiente de tempo real.
Segundo Souza (2000), citadopor Barros (2005), os sistemas ERP podem ser adquiridos em módulos separados, possibilitando que uma empresa implemente os módulos em etapas ou apenas aqueles que sejam de seu interesse. Estes módulos se comunicam e atualizam uma mesma base de dados central, de modo que informações alimentadas em um módulo são disponibilizadas on-line para os demais módulos que delas dependem.
Os sistemas ERPpodem ser divididos em quatro grandes blocos: financeiros (contabilidade; contas a pagar; contas a receber; fluxo de caixa); recursos humanos (gerenciamento de recursos humanos; folha de pagamento); vendas e marketing (gerenciamento e planejamento de vendas; processamento de pedidos); operações e Logística (WMS; e Sistema de Gerenciamento de Transportes ou Transportation Management System – TMS).Názaro (1999) destaca que, nos sistemas ERP, o WMS é um dos muitos módulos já disponíveis no mercado, cujo principal objetivo é gerenciar o fluxo de informações, através da regra FIFO (First In First Out). Entretanto, para Kohl (1999) e Chopra & Mendel (2003), o WMS é um software comercializado a parte, portanto é um aplicativo que não faz parte do ERP.
3 – WMS: Sistema de Gerenciamento de...
tracking img