Trabalho do sesi filosofia pais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
Capital: Lima
Idioma: espanhol, quíchua, aimará (oficiais) Moeda: sol novo Nacionalidade: peruana Composição étnica: quíchuas e aimarás 45%,
 eurameríndios 37%,europeus ibéricos 15%,outros 3% (1996) População (milhões hab.): 27.6
  Peru:  um país de culturas e tradições milenares e de muito sincretismo religioso
Geração após geração, as tradições são mantidas e ensinadas aosdescendentes.
Com 1.285.216 Km2, o Peru é o terceiro maior país da América do Sul. O país tem uma localização estratégia, possui demarcação territorial ao norte com o Equador e a Colômbia, ao sul com o Chile, a leste com o Brasil e a Bolívia  e a oeste é banhado pelo Oceano Pacífico.
O Peru apresenta um variado cenário geográfico. O país está dividido em três regiões pela cordilheira dos Andes: aCosta, onde se concentra as maiores cidades e a capital Lima, a Serra, onde estão localizadas cidades importantes como Arequipa e Cuzco  e a Selva, dominada por planícies e pela floresta tropical.
Ao longo de sua história, uma das características mais importantes do Peru é a grande variedade de origens étnicas e culturais. Parte desta riqueza cultural deve-se à influência inca, cuja civilizaçãoesteve presente no país até a chegada dos espanhóis, no século XVI. Esse tempo marcado pela civilização inca deixou belas obras arquitetônicas – entre elas Machu Picchu, sítio arqueológico descoberto pelo historiador americano Hiram Bringman em 24 de julho de 1911 e Cuzco, a primeira cidade turística do país.
Cultura
O Peru é um país de cultura e de  tradições milenares. Os indícios da herança incapodem ser comprovados em Machu Picchu e na cidade de Cuzco, considerados patrimônios da humanidade.
Entre o povo peruno são encontradas muitas manifestações artísticas. Uma das tradições encontradas no país é a arte de tercer.  A atividade é exercida principalmente entre as mulheres, que transformam as fibras de lã da Ihama e a lã da vicuña e do algodão em belíssimos mantos, chullus” (”gôrrotecido de lã com orelheira), “chumpis” (faixas), “ponchos” (espécie de capa) etc. Algumas cidades, destacam-se também pela produção de artigos específicos como Ayacucho com a confecção de tapetes, Puno, com seu tecidos de ponto; Apurímc e Junín, com mantas e tapeçaria, e Lima, com tecidos de linha e fios de algodão. Nas peças criadas pelos artesãos as cores, os desenhos e a decoração com motivosgeométricos estão sempre presentes.
Outro aspecto cultural que é característico do povo peruano, desde a antiguidade, é a arte dos ourives. O país é rico em minerais e pedras semi-preciosas o que tornou possível o desenvolvimento e o aprimoramento ao longo de sua história do trabalho artesanal dos ourives.
As culturas pré-incas também trouxeram forte influência na tradição ceramista do povo peruano.As técnicas ancestrais e os desenhos coloniais tem servido de inspiração aos ceramistas de hoje para moldar belíssimas peças. Estes são apenas exemplos da enorme riqueza e variedade presente na cultura peruana.
Tradição
Uma das tradições mais conhecidas entre os peruanos é a “Pachamama”, que significa Mãe Terra. Essa tradição originou-se da civilização inca que adoravam à terra (Pachamama) e aosol (Inti), considerado pelos incas como um deus, fonte de toda a vida. A celebração da Pachamama ocorre em 1º de agosto quando os peruanos fazem suas oferendas à Terra como um sinal de agradecimento. Essas oferendas são alimentos cozidos numa fogueira feita num grande  buraco na terra. Há uma crença também que por meio desses rituais é possível invocar  os “espíritos da natureza” (Apus). Ao longodo ano, acontecem vários ritos, festas e cerimônias inspirados nos ancestrais.
Religião
O catolicismo predomina entre os peruanos com um total de 89%. Os evangélicos representam 7% da população e 6% são pertencentes a outros grupos religiosos. Prevalece também no Peru o sincretismo das culturas européias e indígenas. 
A procissão do “Senhor dos Milagres” ( “Señor de los Milagros”)  é uma...
tracking img