Trabalho do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

TELMA BATISTA NEVES















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Linhares
2012


telma batista neves

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOSTrabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutoraeletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:







Linhares
2012

Introdução


O objetivo do presente texto é discutir as diferentes concepções e relações entre a didática e a formação do professor, buscando perspectivas para a construção de uma escola de maior qualidade e, consequentemente, um processo ensino/aprendizagem mais significativo.A democratização do acesso à escola conduziu-nos a organização de uma escola múltipla e heterogênia. Daí, a ideia de diversidade trouxe a obrigação do reconhecimento de que não há mais homogeneidade na escola. Antes, na escola tradicional, os papéis dos educadores eram prescritos. Ensinava-se de uma única maneira, para todos, supondo que todos aprendessem no mesmo tempo e no mesmo espaço. Agora,o professor está diante de algo que não conhece, o que representa um grande desafio. Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão. O professor deve traduzir os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível viagem e dessa forma possaassegurar a produtividade do ensinamento,sempre utilizando-se da criticidade no ensino e aprendizagem dos conteúdos.





















A FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR

A escola tem como objetivo oferecer base e suporte para que o professor possa atuar oferecendo aos alunos capacidade de aprender e raciocinar. A escola deve apresentar benefícios que facilite o professor atrabalhar de forma que o aluno possa evoluir por seus próprios méritos.
Na escola, os alunos devem entender-se parte importante no processo ensino-aprendizagemm, socializando conhecimentos e construindo um posicionamento crítico mediante a qualquer assunto em estudo, quer seja ou não por eles vivenciados.
Sabemos que a escola não é a principal fonte transformadora do aluno ,mas entendemos o seu potencial na luta por uma sociedade mais justa e humana; resultando em uma educação consciente e emancipatória. A escola que forma para a cidadania deve contemplar alguns elementos básicos como criticidade e autonomia, inserindo-os em conteúdos escolares considerados relevantes para a formação do cidadão participativo e atuante em seu meio. A instituição ao dar importância aosconteúdos revela um compromisso em garantir o acesso aos saberes historicamente acumulados, pois tais saberes influenciam o desenvolvimento e na socialização.
Um ensino de qualidade que intenciona a formação de cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la deve, também, contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexascondições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e circulação de novos conhecimentos e informações que têm sido crescentes.
Assim sendo, é importante aos professores saber refletir sobre a competência mediante aos alunos, exercendo com responsabilidade, o compromisso que assumem frente a sociedade, mesmo convivendo com fatores que comprometem a...
tracking img