Trabalho do diego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA

DE

ARTES




Escola Estadualde Ensino Fundamental e Médio Geny Gabriel Amaral
Prof: Francinete
Aluno: Diego Moraes Ferreira
Turma: M2Nj02
Sala: 09
Data: 26/06/12

Artes Nouveau em BelémART NOUVEAU: ORIGENS E CARACTERÍSTICAS

A Revolução industrial propiciou o desenvolvimento econômico do mundo contemporâneo, transformando qualitativamente os processosprodutivos e, entre outras coisas, provocando o aparecimento da grande indústria, a expansão do comércio mundial, o surgimento da burguesia industrial, de novas doutrinas sociais e econômicas, de rivalidadesmais profundas entre as nações. A partir dela, o poder econômico e social deixou de pertencer somente ao círculo do capitalismo mercantil e passou a outros segmentos, isto é, a todos os queproduzissem e fizessem fortuna.
Vivenciando o clima de poderio econômico, a sociedade burguesa de fins do século XIX, já refinada culturalmente, eufórica e despreocupada, necessitava de uma arte querefletisse esse ilusório entusiasmo, provocado pela relativa paz social e pelo avanço da tecnologia, e que satisfizesse às suas exigências práticas e “culturais”. Foi nesse quadro que surgiu e se firmou umnovo, elegante e refinado estilo, coerente, sobretudo, com o modo de viver da sociedade burguesa e especialmente ligado à arte decorativa, quer seja ela de natureza interior ou exterior.
Os artistasdaquele final de século, por sua vez, sentindo que o vertiginoso desenvolvimento industrial facilitava produção de obras em série, procuraram, por meio de uma herança de origem romântica, criar umaforma artística espontânea e original, que também satisfizesse à necessidade de expressão individual, ao desejo pessoal.
Afastando-se inclusive do modernismo, num esforço indiscutível de renovação,...
tracking img