Trabalho do assitente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social1 * Débora Guimarães da Conceição |
RESUMO:
Este artigo discute a possibilidade e a potencialidade da arte como instrumento que colabore para uma prática pedagógica crítica e criativa do assistente social, evidenciando o potencial educador da arte como meio para consolidação desta ação. Para isso, sãoabordados os diferentes sentidos e conotações que a educação pode vir a ter em meio à disputa hegemônica. A discussão abrange o estudo da contribuição do Serviço Social na criação de consensos na sociedade em torno de interesses das classes fundamentais, que pode reforçar a hegemonia vigente ou criar uma contra-hegemonia no cenário da vida social. A potencialidade da arte somada à dimensãopedagógica do Serviço Social, quando construída num sentido de transformação e emancipação dos usuários, pode contribuir para a informação e a promoção de sujeitos mais questionadores da realidade social.
Introdução
Perante tantos desafios postos à profissão, em meio às manifestações da questão social hoje, exige-se dos profissionais cada vez mais competência e criatividade na construção deestratégias para intervenção profissional. Portanto, com o intuito de encarar tais desafios, o eixo de análise deste trabalho volta-se à reflexão sobre a possibilidade e a potencialidade da arte como instrumento que colabore para uma prática crítica e criativa do assistente social, possibilitando que o profissional atinja diferentes objetivos e públicos, graças à magia e ao potencial inerente à arte.
Adimensão pedagógica do Serviço Social está vinculada à intervenção do assistente social na maneira de agir e de pensar da sociedade e aos elementos políticos e culturais da luta pela hegemonia, visto que está inserido nos processos diferenciados de organização e reorganização da cultura. Enquanto isso, a possibilidade de emancipação e humanização inerentes a arte pode oferecer aos sujeitoscondições para criticar a situação vivida e redimensioná-la. Desse modo, indaga sobre as contribuições que a arte pode trazer quanto ao caráter pedagógico da prática profissional.
Entende-se, como caminho principal para transformação, a educação que, segundo Gramsci (1999), é o principal meio para que sujeitos acríticos se transformem em sujeitos conscientes. Tal questão será discutida principalmente naprimeira parte do texto, a partir de conceitos como educação, ideologia, relações pedagógicas e como esses fatores exercem interferência e contribuem para a construção, solidificação e manutenção de uma dada hegemonia.
Num segundo momento e articulado aos conceitos supracitados, far-se-á o debate sobre o Serviço Social e a essência pedagógica inerente à profissão. Nesse sentido, daremosdestaque aos elementos que cooperam para uma prática emancipatória, que contribua para o acesso dos usuários à informação e lhes proporcionem maior participação social, no que diz respeito à luta por seus direitos.
Por fim, a análise incorpora o porquê do uso da arte, sua relação com a prática pedagógica do Serviço Social e uma rápida reflexão acerca do uso do cinema como instrumento interventivo doassistente social.
1. Educação e luta pela hegemonia
Educação é uma atividade socialmente organizada, controlada pelas estruturas sociais conforme seus interesses. É um aparelho fundamental da superestrutura, condicionada às idéias, juízos, valores e preconceitos (CAVALCANTE, 1984). O conceito de educação, fundamentado em Gramsci, não se limita às relações escolares. Para o autor, a educaçãoconstitui o próprio núcleo da hegemonia. Portanto, tem caráter político.
Por seu caráter político, a educação não é neutra. Na sociedade capitalista, ela pode tanto aderir à ideologia vigente, dissimulando as contradições – caracterizada pela transferência de conhecimentos e valores de uma classe para outra, por meio de diversos aparelhos, com o intuito de ajustar as classes dominadas aos...
tracking img