Trabalho do ass. s no setor governamental(caps)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com o surgimento das grandes instituições, o mercado de trabalho se amplia para o Serviço Social e este rompe com o estreito quadro de sua origem para se tornar uma atividade institucionalizada e legitimada pelo Estado.
O Estado passa a ser, uma das “molas” propulsoras e incentivadoras desse tipo de qualificação técnica, ampliando seu campo de trabalho, pois sabemos que o trabalho éa atividade própria do ser humano, é através dele que o homem se afirma.
Ressalta-se dizer que será apresentado neste trabalho acadêmico, o processo de trabalho desempenhado pelo profissional de Serviço Social numa organização governamental na esfera municipal CAPS II (centro de assistência psicossocial) em MARITUBA.






















O serviço social no âmbitogovernamental
Nos últimos anos o mercado de trabalho no setor governamental para assistentes sociais vem sendo gradativamente ampliado no Brasil. As conquistas desta classe tem se dado através de muitas lutas, uma delas foi à busca pela redução de carga horária, vista como condição para que possam exercer a sua profissão como trabalhador assalariado e assim fornecer aos usuários melhor qualidade noatendimento.
Na atualidade um grande número de profissionais de Serviço Social trabalha em instituições governamentais. Estes optaram por dar sua contribuição ao fortalecimento dessas organizações. Sendo o Estado o maior empregador dos profissionais do Serviço Social, não só no âmbito da saúde, educação, assistência social e da previdência, levou-se a repensar a prática profissional. Esta se tornacada vê mais completa e não pode mais ser reduzida a entrevista, reuniões e visitas. Ela se torna um saber estratégico, um saber que necessita situar-se num contexto global e institucional, e saber utilizar os recursos institucionais em função dos interesses da população, o que vem se tornando um desafio cada vez maior na atuação profissional.
Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivaçãodo seu trabalho, o assistente social depende da ação do Estado, pois este é responsável pela viabilização de recursos, pelo estabelecimento de prioridades a serem cumpridas pelo profissional.
A prática do Serviço Social está sempre na dependência de uma instituição para poder realizar-se. O poder institucional condiciona o Assistente Social à submissão, sobretudo considerandoo reduzido mercado de trabalho. (SOUZA,1995,p.10)
Os espaços que os assistentes sociais exercem suas funções vêm sofrendo um processo de alterações na sociedade contemporânea. Isto se dá pelo crescente desafio de entender a origem da questão social e as situações particulares que esse profissional, se defronta no trabalho dentro das organizações governamentais, como por exemplo, acrianças e o adolescente, a terceira idade, a saúde etc... O que supõe um acompanhamento da dinâmica dos processos sociais que envolvem essas realidades. Percebe-se que a descentralização das políticas públicas, acaba exigindo hoje um profissional com domínio das particularidades da questão social ao nível regional e municipal.
O Assistente Social atua, no trabalho cotidiano, com diversas situaçõesvividas por indivíduos e suas famílias, grupos e seguimentos populacionais.
O profissional é desafiado a todo o momento a desvendar a vida dos sujeitos que atende, quando aparecem irregularidades sociais, que ameaçam à ordem estabelecida organizam-se instituições governamentais de assistência, proteção, recuperação e de seguro social e a atuação do serviço social torna-se subsidiaria da açãopolítica.
Assim, o serviço social é socialmente necessário porque ele atua sobre questões que dizem respeito à sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora.
O trabalho do assistente social na órbita do Estado é meramente no campo da prestação de serviços sociais, assim é visto como “(...) representante do poder institucional junto à clientela como aquele...
tracking img