Trabalho DNIC Vinho Biologico

3566 palavras 15 páginas
Índice

Conteúdo
Introdução 2
Análise da informação 3
Comportamento de Consumo 5
Composição vinho comum 5
Modo de Produção Biológico 7
Resumo de Mercado 7
Análise SWOT 10
Concorrentes: 10
Estratégia 11

Introdução

O vinho é uma bebida de excelência tanto pelas suas características sensoriais distintas, como pelos efeitos benéficos que pode exercer na saúde de quem o consome regularmente e com moderação.
Em Portugal, o vinho tem um consumo elevado sendo um dos produtos alimentares com maior produção.
O conceito do efeito benéfico do vinho já provém da antiguidade. No entanto, este reconhecimento somente foi alcançado após um estudo o “paradoxo francês”, no qual se demonstrou que em alguns países com elevado consumo de gorduras saturadas, existia uma menor incidência de doenças cardiovasculares, facto atribuído ao consumo regular de vinho.
Desde então inúmeros estudos têm sido realizados com o intuito de comprovar os efeitos na saúde e os constituintes por eles responsáveis. Muitos destes efeitos resultam da capacidade antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana do vinho. O consumo regular desta bebida parece exercer, entre outros, efeitos anticancerígenos, neuroprotectores e cardioprotectores.
Por outro lado temos a parte menos positiva, ou seja um dos entraves ao consumo de vinho é precisamente a componente química que é adicionada ao vinho para que este tenha a textura, sabor e durabilidade de conservação exigida pelo mercado.
Contudo estes incrementos de químicos, que para uns parecem a cura para os problemas de saúde para outros agravam esses mesmos problemas, sendo muitas vezes recomendado pelos profissionais de saúde para não o consumirem.
O objectivo deste trabalho é criar um produto (inovador) 100% natural desde a sua origem, ou seja desde a vinha até ser colocado à disposição do consumidor.
Para se perceber esta necessidade foi elaborado um inquérito (em anexo) com o intuito de saber se o consumo de vinho está ou não condicionado

Relacionados