Trabalho didatica concluido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera – Uniderp Interativa - 7109

Curso de Pedagogia - Licenciatura

Disciplina: Didática

CÁSSIA SILVA ALVES – RA 351939

RENATA MORAES DOS SANTOS SILVA - RA 383868

ROZÂNGELA CAMILO MAGALHÃES COSTA - RA 355486

Didática

Prof. Ma. Ausdy Castro dos Santos

Goiânia 27 de Dezembro 2012

O plano de aula será direcionado a turma de 1º ano do ensinofundamental contendo 30 alunos freqüentes, com idades entre 6 e 7 anos completos, que estudam em rede municipal de ensino na região centro oeste localizada na cidade de Goianira Goiás, que se chama Escola Municipal Melchior Braga Costa.
O publico alvo tem diferentes características, a maioria já vem de outras series iniciais, outros é o primeiro ano letivo na escola; muitos já sabem ler eescrever, resolver contas de adição e subtração com métodos convencionais a aula tem duração de quatro horas, com intervalo do lanche em seguida quinze minutos de recreio.
Tendo como recursos disponíveis: quadro, giz, lousa digital, livros literários e didáticos sendo possível organizar o conteúdo previsto em duplas, os educandos tem acesso diariamente a vários veículos informativos como:jornais, livros didáticos e literários, laboratório de informática completo com vários computadores com internet, monitor disponível para assessorar os mesmos e lousa digital.
A aula será preparada com o tema, “Letras e sílabas”, no conteúdo de língua portuguesa para o 1º ano do ensino fundamental, trabalhos e a organização dos alunos serão em dupla.
A didática na pedagogia é a parteda qual se ocupa em criar métodos e técnicas de ensino, aprendizagem, a qual se destina a colocar em prática as diretrizes da teoria no campo pedagógico, definida como a ciência e a arte de ensinar, nela encontram o ato de planejar o qual é indispensável na função e atuação do educador. Esta classificação tem por objetivo diferenciar entre a didática teórica e a prática diante do meio educacional.A didática teórica: É desenvolvida nos programas de visam a ação educativa, são pré supostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de uma teoria mais eficiente, como; Projetos, diretrizes.
São vias e métodos que constituem para que aconteça desenvolva a didática prática, muitos autores e filósofos acreditam que a didática teórica é definida ou livrementedefendida no plano curricular da escola, por uma equipe de especialistas sem a participação do professor, o qual recebe em pequenas ou grandes doses bimestrais em forma de tarefa e com todo compromisso de executa – las no seu cotidiano educacional.
A didática Prática: são todas as diretrizes e métodos criados e elaborados na didática teórica sendo objetivados e executados pelo professor nadidática prática, onde o professor também estará colocando em ação e vivenciando todos os planos criados.
O tema a ser ministrado e discutido com a turma é “ a importância das letras para a formação de sílabas”, pois as letras são divididas em dois grupos: Vogais a, e, i, o, u, e consoantes b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.
Onde o objetivo do temaescolhido é levar os alunos a conhecer as letras e seus sons, os educandos serão divididos em duplas será apresentado o dominó do alfabeto, o método desenvolvido será, cada aluno terá de formar seu próprio nome, em seguida apresentar para o colega o seu nome e ouvir e ver o do outro.
Onde encontramos fontes que tratem do tema como, o livro “ Porta Aberta” e a “Escola é Nossa”
Muito bem faladopor Risk; Quando ele diz:
“Os procedimentos de ensino são conjuntos de atividades unificadas, representam modos de organizar as experiências de aprendizagem durante os períodos de aula”. (in. Enricone, ET all, 1975: P126).
Procedimento nada mais é do que um facilitador com o propósito de auxiliar na aprendizagem, pois procedimento é a ação discente capaz de conduzir ao alcance dos...
tracking img