Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 4
2.2.1 ANÁLISE DOS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 7
2.3 OIT NO BRASIL 9
2.4 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO DE SOBRAL 11
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 12
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 14
2.7ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 15
3 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO

Veremos que mudanças vêm ocorrendo a cada ano nos trabalhos, onde cada vez mais se tornam decentes, e as empresas vêm se enquadrando na responsabilidade e na qualidade de vida dos trabalhadores e familiares, pois a empresa tem a responsabilidade de cuidar dos funcionários dentro e fora do ambiente detrabalha, tornando assim agradável para ambas as partes, e facilitando o convívio entre empresa e empregado, e não se torne um trabalho forçado, como antigamente, mais produtivo como diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

TRABALHO DECENTE

1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem pormissão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que  homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade,segurança e dignidade humanas, sendo  considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável, levando em conta a qualidade de vida dos trabalhadores, pois assim faz com haja o grande proveito do trabalho.
O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivosestratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação detodas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social, podendo assim também abolir todo e qualquer tipo de discriminação para com o trabalhador.

2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO

Prioridade um: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade deOportunidades e de Tratamento. Política Nacional de Emprego elaborada e implementada em um processo de diálogo com os interlocutores sociais. Metas de criação de emprego produtivo e de qualidade incorporadas nas estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social (incluídas as estratégias de redução da pobreza e da desigualdade social) e nas políticas setoriais (industrial, agrícola,agrária, de promoção do turismo e de promoção da economia criativa). Investimento Público e Privado e Desenvolvimento Local e Empresarial para a Geração de Emprego: Fomento do investimento público e privado em projetos e setores produtivos com maior capacidade de geração de emprego. Fortalecimento do sistema público de emprego, trabalho e renda, como agente de integração das políticas ativas e passivasde mercado de trabalho (seguro-desemprego, orientação profissional, intermediação de mão-de-obra, qualificação e certificação profissional, produção e gestão de informação sobre o mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo). Fortalecimento da inspeção e da administração do trabalho, políticas de salário e renda. Recuperação e valorização do salário-mínimo como instrumento de política...
tracking img