Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da humanidade o trabalho tem se configurado em um símbolo de poder, riqueza ou nivelamento cultural. A mão-de-obra, seja ela braçal ou intelectual, sofreu transformações que seguiram a evolução social e política do homem.
Entretanto, o trabalho não acompanhou e evolução tecnológica com paridade. Em muitos casos, especialmente para a mão-de-obra braçal, a faltade políticas e ações que regulamentem a medida trabalho X bonificação traz ao trabalhador muitas dificuldades e enormes disparidades em relação a sua força de trabalho e aquilo que lhe pagam por ela.
No Brasil, desde sua colonização, o trabalho tem sido utilizado como um divisor de classes, sendo o trabalho braçal destinado às camadas mais pobres da população. Felizmente, ações governamentais,impulsionadas por movimentos sociais e sindicais, têm transformado esta realidade. Mesmo assim, muito ainda deve ser feito.
O presente trabalho trata do tema Trabalho Decente, introduzindo um breve histórico de suas origens e abrindo a discussão sobre sua implementação no Brasil. O Trabalho Decente, abordado sob o enfoque de uma conquista e um direito do trabalhador, deve ser amplamente difundidoe sua política deve fazer parte do cotidiano de todos os trabalhadores brasileiros.

1 DESENVOLVIMENTO
TRABALHO DECENTE: UMA BREVE EXPLANAÇÃO

Segundo os conceitos da OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Trabalho Decente é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
Ainda,segundo o órgão, fazem parte dos objetivos do Trabalho Decente:

O respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (i) liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (ii)eliminação de todas as formas de trabalho forçado;(iii) abolição efetiva do trabalho infantil; (iv) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, s/p., 2011) .

Para que os objetivos da OIT fossem atendidos, foi regulamentado, no Brasil, o Plano Nacional deEmprego e Trabalho Decente, implantado através de um amplo processo de consulta e envolvimento de órgãos do governo federal. Este plano representa a continuidade dos debates para o avanço das políticas públicas de emprego e proteção social.
O objetivo do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente é o de servir como reforço para o enfrentamento dos principais problemas brasileiros com relação àsociedade e ao mercado de trabalho, tais como:

A pobreza e a desigualdade social; o desemprego e a informalidade; a extensão da cobertura da proteção social; a parcela de trabalhadoras e trabalhadores sujeitos a baixos níveis de rendimentos e produtividade; os elevados índices de rotatividade no emprego; as desigualdades de gênero e raça/etnia; as condições de segurança e saúde nos locais detrabalho, sobretudo na zona rural (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, s/p., 2011) .

A partir do ano de 2003, o governo brasileiro assumiu um compromisso com a OIT para a promoção do Trabalho Decente. Neste sentido, diversas ações vem sendo realizadas, tais como a regulamentação de trabalhadores informais; a proibição e caça ao trabalho infantil e escravo; o nivelamento de salários para homens emulheres; a criação de cursos de aperfeiçoamento, através de agências como o SESC, SENAI, SESI, SEBRAE, entre outras.
É fato que muito há para ser feito. O Brasil possui muitas desigualdades sociais, geradas desde sua colonização, e que denotam um teor discriminatório nos vários níveis sociais. Essas discriminações sociais foram arrastadas para dentro do mercado de trabalho e enraizaram-se...
tracking img